Notícias

Saúde promove “Agosto Dourado” para incentivar e estimular a amamentação

publicado: 29/07/2019 16h54, última modificação: 29/07/2019 16h54

Incentivar e estimular a amamentação são os objetivos do mês intitulado Agosto Dourado. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) organizou uma programação vasta que com início neste 1º  de agosto até o dia 31, em todo estado, por meio de ações nos hospitais, envolvendo os profissionais e a população para conscientizar sobre a importância de oferecer ao bebê o leite materno durante os primeiros anos de vida da criança. 

“Para o fortalecimento da amamentação é indispensável que a família e a comunidade apóiem. Afinal, a amamentação é responsabilidade de todos, pois significa saúde para todas as crianças da sociedade, através do acesso da primeira e melhor alimentação. Sendo assim, buscaremos, durante todo mês, atingir a sociedade com diversas ações”, disse a diretora do Banco de Leite Anita Cabral da SES, Thaíse Ribeiro. 

De acordo com a programação, no dia 1º (quinta-feira), terá um café da manhã de abertura do mês de incentivo à amamentação, no Banco de Leite Anita Cabral, em Cruz das Armas. No dia 6 (terça-feira), serão realizadas atividades de incentivo à amamentação e esclarecimento acerca dos direitos das mulheres trabalhadoras que amamentam na empresa Energisa (das14h às 17h). 

Na quarta-feira (7), haverá atividade de incentivo à amamentação nos hospitais com leitos obstétricos  do estado, com visitas e palestras ao alojamento conjunto. No dia 9 (sexta-feira), terá promoção do aleitamento materno para enfermeiros e nutricionistas da Atenção Básica e Nasf em João Pessoa. No dia 13 (terça-feira), haverá roda de conversa sobre gravidez, maternagem e amamentação na Funad. 

No sábado (17), acontecerá um mamaço, no Espaço Cultural, no auditório 06, com oficinas para gestantes, mães e familiares, das 14 às 17h. Do dia 19 a 22, será promovido um curso de manejo clínico da lactação para hospitais Amigo da Criança da grande João Pessoa, no auditório do Cefor. No dia 22 (quinta-feira), terá atualização para profissionais em laboratório de processamento de leite humano em bancos de leite humano, no Banco de Leite Anita Cabral. 

Dentro da programação do “Agosto Dourado”, terão ações também voltadas para a juventude. Do dia 1º ao dia 31 acontecerá o mês de apoio à amamentação na adolescência com visitas diárias ao alojamento conjunto da Maternidade Frei Damião; no dia 7 (quarta-feira), haverá roda de conversa sobre gravidez e amamentação na adolescência, no Banco de Leite Anita Cabral e ambulatório de pré-natal da maternidade Frei Damião; e no dia 30 (sexta-feira), estará em foco o tema Amamentação e universidade: desafios da manutenção do aleitamento materno após o retorno à vida acadêmica, cuja atividade será na UFPB.