Saúde participa de ação integrada em Lucena sobre sífilis e Outubro Rosa

ses acoes do outubro rosa e combate a sifilis em lucena 5.jpg
ses acoes do outubro rosa e combate a sifilis em lucena 7.jpg
ses acoes do outubro rosa e combate a sifilis em lucena 8.jpg

A dona de casa Marinalva da Silva, de 46 anos, não tinha ideia do que era sífilis. Nesta sexta-feira (11) pela manhã, recebeu informações sobre a doença, durante ação integrada entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria Municipal de Saúde de Lucena, sobre Outubro Rosa e sífilis, que aconteceu em praça pública, no centro. No próximo dia 19, será lembrado o Dia Nacional de Combate a Sífilis.

“Aqui fiquei sabendo que a sífilis é uma doença perigosa, mas que tem tratamento e que pode ser evitada usando preservativo”, disse dona Marinalva.

“Essas ações de rua são muito importantes porque aproximam a população das importantes ações de saúde. São momentos de receber informações, tirar dúvidas, fazer testes, exames, etc. Tudo isso fortalece a educação em saúde”, afirmou a chefe do Núcleo de IST/Aids da SES, Joanna Ramalho.

A sífilis é uma infecção bacteriana, geralmente transmitida pelo contato sexual que começa como uma ferida indolor e o tratamento é feito com auxílio médico. Resolve-se em dias ou semanas e sempre requer exames laboratoriais ou de imagem.

A doença desenvolve-se em estágios, e os sintomas variam conforme cada um deles. O primeiro envolve uma ferida indolor na genitália, no reto ou na boca. Após a cura da ferida inicial, a segunda fase é caracterizada por uma irritação na pele. Depois, não há sintomas até a fase final, que pode ocorrer anos mais tarde. Essa fase final pode resultar em danos para cérebro, nervos, olhos ou coração. É tratada com penicilina e propagada por produtos sanguíneos (agulhas sujas ou sangue não testado); de mãe para bebê, durante a gravidez, parto ou amamentação e por sexo vaginal, anal ou oral, sem proteção.

Além de ficar conhecendo sobre a sífilis, a dona de casa Marinalva verificou a pressão, fez testes rápidos de sífilis, HIV, Hepatites B e C e ainda fez mamografia. O exame estava sendo realizado numa unidade móvel, dentro da programação do Outubro Rosa. Foram atendidas 80 mulheres durante o dia.

Ainda foi realizada palestra sobre o câncer de mama e de útero pela enfermeira da Unidade de Saúde da Família (USF), do centro de Lucena, Elisa Carolina, que fez uma demonstração do autoexame das mamas, uma técnica de prevenção para identificar estágios iniciais do câncer de mama.
Quem estava acompanhando todos os detalhes da palestra era a aposentada Maria Edna da Silva, de 59 anos. Ela sabe bem sobre o assunto. Teve câncer de mama e está curada há quatro anos. “Eu sou prova viva de que com o diagnóstico precoce a cura acontece, pois todo o meu processo começou a partir do autoexame das mamas”, declarou Edna que, como forma de gratidão, hoje é voluntária do grupo “Mulheres Vitoriosas”, dando força a quem está passando pelo que ela já passou.

“Quando descobri que estava com a doença, era como se um buraco negro me puxasse pelas pernas querendo me arrastar. Depois, foquei na cura, o que acabou acontecendo. Quero passar para estas pessoas que é possível”,

Programação do Dia D de Sífilis

Dia 15 – Teste Rápido no Parque Solon de Lucena (Lagoa), João Pessoa
Dia 17 – Implantação do tratamento na Atenção Primária, em Santa Rita