Notícias
Saúde intensifica recomendações para saúde dos idosos em instituições de longa permanência
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça as orientações publicadas pelo decreto do Governo do Estado da Paraíba para que as Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) adotem cuidados para minimizar o risco da disseminação do coronavírus (Covid-19). Além da utilização de equipamentos de proteção individual, a publicação prevê a restrição de visitas até o mês de abril. As medidas têm como base as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Conforme as normas vigentes no Estado, o acesso a estas instituições por visitantes com sintomas respiratórios, ou com diagnóstico de influenza e Covid – 19 deve ser negado. Já para os visitantes que estiverem assintomáticos, mas que tenham retornado de área com transmissão local do coronavírus seja restrita, por 14 dias a contar da data de retorno na viagem. As medidas visam a proteção dos idosos que são mais vulneráveis a desenvolver o quadro mais agravado da doença.
De acordo com gerente executiva de atenção à saúde da SES, Izabel Sarmento, as medidas de controle também são válidas para os funcionários que retornaram de viagem nos últimos 14 dias ou mantêm contato com outras pessoas que retornaram de países e estados com circulação do novo coronavírus. “Além da restrição de acesso, é preciso reforçar as medidas de higiene das mãos nestas instituições para todos, sejam eles funcionários, visitantes ou residentes”, completa a gerente.
As medidas sobre a orientação da etiqueta respiratória, o aumento da higienização dos ambientes – em especial os compartilhados – e a disponibilização de álcool em gel 70% nos principais pontos de assistência estão previstas nas recomendações. Em paralelo às medidas de higiene é recomendada ainda a atualização da situação vacinal para influenza e doença pneumocócica conforme indicação, para residentes e funcionários conforme orientação do Ministério da Saúde.
Confira as orientações