Saúde inaugura nova sede do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais

WhatsApp Image 2023-05-05 at 14.59.37.jpeg
WhatsApp Image 2023-05-05 at 14.59.37 (2).jpeg
WhatsApp Image 2023-05-05 at 14.59.37 (1).jpeg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) inaugurou, nesta sexta-feira (5), a nova sede do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), localizado nas dependências do Complexo Hospitalar Pediátrico Arlinda Marques. O serviço tem em média 15 imunobiológicos para indivíduos portadores de quadros clínicos especiais, no público adulto e infantil, dos 223 municípios paraibanos.

Centro que tem como função promover a proteção por meio da imunização de uma parcela da população brasileira que, por motivos biológicos, necessitam de atendimento específico, o Crie vem desempenhando um papel de referência para a rede pública no âmbito do SUS na Paraíba. Em 2022, o serviço atendeu 4.596 pessoas. Este ano, de janeiro a abril, 2.401 usuários foram atendidos.

De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, nos mais de 20 anos de atuação, a unidade vem atendendo a população que necessita de produtos especiais, de alta tecnologia e alto custo que são adquiridos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). O espaço também atende a demanda daqueles que apresentam contraindicação à utilização dos imunos disponíveis na rotina das UBSs.

“Destacamos a importância desse serviço e do Hospital Arlinda Marques para o estado. A SES tem essa visão de fortalecer a vacinação. A gente sabe a importância de ter essas coberturas elevadas. Este espaço do Crie vai fornecer imunobiológicos que não têm na UBS. A reforma é para garantir melhor acesso e acolhimento ao usuário, humanizando o atendimento”, pontuou.
Os usuários que são atendidos pelo Crie são aqueles com comorbidades como imunodeficiências congênitas, adquiridas e terapêuticas, doenças neurológicas, cardiológicas, pulmonares, hematológicas, dentre outras patologias e ou condições de saúde especiais, e ainda apoiar a investigação e substituição (se necessário) de imunos especiais devido a Evento Supostamente Atribuível à Vacinação ou Imunização (Esavi) pós-vacinação.

A obra da nova sede contempla recepção para triagem, espaço Kids, consultório e sala de administração de imunobiológicos e foi orçada em R$ 155.810,91. O corpo técnico é formado por médico responsável, quatro enfermeiros e dois técnicos de enfermagem. Estiveram presentes na inauguração representantes da Sociedade Paraibana de Pediatria, do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Hospital Napoleão Laureano e da Fundação Napoleão Laureano.

O diretor do Complexo Pediátrico Arlinda Marques, Daniel Gonçalves, ressaltou que a nova estrutura do Crie é um exemplo de compromisso e empatia com a atenção e saúde dos usuários do SUS na Paraíba. "Nós estamos com um espaço para atender melhor as milhares de pessoas que vêm em busca dos imunobiológicos, o que antes era realizado em uma sala dentro do hospital, agora tem um espaço humanizado e acolhedor", frisa o diretor.

O atendimento na unidade se dá mediante comprovação da comorbidade por meio de laudo médico solicitando a imunização e será destinado a usuários dos 223 municípios paraibanos. Para acesso aos serviços do Crie, é necessária uma triagem segundo as indicações dos imunobiológicos e de acordo com a situação de cada paciente. Nos municípios onde não há Crie, basta procurar a Secretaria Municipal de Saúde – Gerência Regional de Saúde, que intermediará o contato com o Crie para envio dos imunobiológicos solicitados, possibilitando que o paciente seja contemplado próximo à sua localidade de residência.