Notícias

Saúde da Paraíba realiza treinamento para implantação do diagnóstico de ISTs em centros de referência

publicado: 26/05/2023 16h17, última modificação: 26/05/2023 16h17
1 | 3
2 | 3
3 | 3
WhatsApp Image 2023-05-26 at 16.04.01 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-05-26 at 16.04.01.jpeg
WhatsApp Image 2023-05-26 at 16.04.02.jpeg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência de Condições Crônicas e IST/Aids, em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PB) promoveu, nesta sexta-feira (26), um treinamento para implantação de kits para o diagnóstico de gonococo (gonorreia) e clamídia nos centros de referência para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) dos Serviços de Atenção de Assistência Especializada (SAE), dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e municípios pilotos (Cabedelo, João Pessoa, Mamanguape, Rio Tinto e Campina Grande).

No treinamento foram entregues kits, que vieram do Ministério da Saúde, aos profissionais da enfermagem responsáveis de realizar a coleta nos pacientes de profilaxia pré-exposição (PrEP), profilaxia pós-exposição (PEP), pessoas vivendo com HIV e gestantes com elevada vulnerabilidade às ISTs. Esses kits serão distribuídos pelo Estado aos serviços dos municípios pilotos e as amostras serão enviadas ao Lacen-PB para análise – o resultado tem um prazo de 15 dias para serem entregues aos usuários.

De acordo com a Gerência de Condições Crônicas e IST/Aids, a importância da utilização desses kits é ampliar o diagnóstico de infecções que podem gerar acometimentos na saúde das pessoas e gerar o cuidado em tempo oportuno como tratamento adequado. “Essa capacitação vem fortalecer os serviços de diagnósticos para essas infecções, pois muitas pessoas não tinham acesso a exames como esse. Então, isso vem facilitar o manejo clínico justamente nos pacientes mais vulneráveis para evitar acometimentos maiores”, explicou Joanna Angélica, chefe do Núcleo de Condições Crônicas e IST/AIDS.

Gonorréia e clamídia são ISTs causadas por bactérias. Na maioria das vezes estão associadas, causando a infecção que atinge os órgãos genitais, a garganta e os olhos. Os sintomas mais frequentes causados por essas infecções são, na mulher, corrimento vaginal com dor no baixo ventre, e nos homens, corrimento no pênis e dor ao urinar. No entanto, é muito comum que as infecções causadas por essas bactérias sejam assintomáticas na maioria dos casos. A falta de sintomas leva as mulheres a não procurarem tratamento para essas infecções, as quais podem se agravar quando não tratadas, causando Doença Inflamatória Pélvica (DIP), infertilidade (dificuldade para ter filhos), dor durante as relações sexuais, gravidez nas trompas, entre outros danos à saúde.