Saúde capacita coordenadores regionais de imunização sobre o microplanejamento das ações de vacinação na Paraíba

publicado: 25/08/2023 16h39, última modificação: 25/08/2023 16h39
WhatsApp Image 2023-08-25 at 16.36.20 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-08-25 at 16.36.20 (2).jpeg
WhatsApp Image 2023-08-25 at 16.36.20.jpeg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) capacitou profissionais sobre o microplanejamento das ações de vacinação na Paraíba. A agenda aconteceu nesta sexta-feira (25) e o intuito é qualificar coordenadores de imunizações das Gerências Regionais de Saúde e apoiadores focais para que eles possam replicar as oficinas junto aos 223 municípios.

Microplanejamento é uma das etapas das atividades de vacinação de alta qualidade que se desenvolve de forma ascendente, do nível mais baixo para os níveis mais hierárquicos do Sistema Único de Saúde. A gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, explica que ele sempre inicia nos municípios, que é a base, e vai até o nível nacional.

“De fato, o microplanejamento tem início nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são elas que operacionalizam as estratégias e ações de vacinação para alcance da população alvo. Compete ao estado (e ao nível nacional) o planejamento estratégico para garantir que as atividades de vacinação ocorram em sua melhor performance e alcance as metas preconizadas pelo PNI, que são de 95% de cobertura”, explanou.

De acordo com Talita Tavares, a ação desta sexta é o resultado da oficina de microplanejamento realizada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS), durante esta semana no Ceará. Ela pontua que a campanha de multivacinação ocorrerá entre os dias 30 de setembro e 14 de outubro na Paraíba, e é preciso qualificar os municípios para fortalecimento das ações de vacinação.

“Iremos realizar oficinas de microplanejamento com os municípios entre 5 e 18 de setembro, por Gerência Regional. Estamos capacitando nossos profissionais para que eles repliquem o conteúdo em seus territórios, e assim fortalecer nosso plano de imunização”, destacou.

No dia 30 de setembro, será lançada a Campanha de Multivacinação na Paraíba e no dia 7 de outubro ocorrerá o Dia D.