Saúde Bucal: SES realiza segunda etapa do programa de ciclos de atualização

publicado: 27/09/2019 17h52, última modificação: 27/09/2019 17h52
ses ciclos da atualizacao da saude bucal (2).jpeg
ses ciclos da atualizacao da saude bucal (1).jpeg
ses ciclos da atualizacao da saude bucal (3).jpeg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Operacional de Atenção Básica, realizou nesta sexta-feira (27) a segunda etapa do Programa de Ciclos de Atualização em Saúde Bucal no SUS. O encontro aconteceu no auditório do Conselho Regional de Odontologia (CRO) da Paraíba e teve como público alvo profissionais da área, entre eles gestores de saúde bucal, cirurgiões dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal das Equipes de Saúde Bucal dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e dos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD) do estado.

A capacitação é uma parceria da SES com a Universidade Federal da Paraíba, com o Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO-UFPB) e o CRO. Neste segundo ciclo, o tema abordado foi: Diagnóstico das Lesões Orais, seu Manejo e Acompanhamento Clínico. De acordo com a professora da UFPB e facilitadora do evento, Keila Barroso, há um crescente aumento de casos de lesões malignas e benignas e um crescimento de índices de câncer de boca. Por isso a importância de atualizar os profissionais nesta especialidade da odontologia.

“Quanto mais cedo o paciente for diagnosticado, mais chance de cura ele terá. Se o câncer estiver em estágio avançado, o tratamento se torna difícil de alcançar cura e será mutilador para o paciente. Daí a importância desse espaço. Esse é um momento de troca muito bom”, afirmou.

O professor da UFPB e um dos responsáveis pelo projeto, Edson Hilan, pontuou que a capacitação é importante para a universidade, pois alunos, professores e pesquisadores precisam estar conectados com o serviço. Mas também tem grande valia para os profissionais, pois eles podem se atualizar por meio de pesquisas que estão sendo realizadas, tornando a prática qualificada e atual, e é importante para a população, porque qualifica o profissional, garantindo um SUS de qualidade.

“Este é o nosso segundo encontro. Estamos promovendo um por mês. Nesta edição tivemos mais de 200 pessoas inscritas. Percebemos, tanto pelas redes sociais, quanto no contato diário, que os dentistas estavam carentes desse tipo de atividade. A agenda está sendo bastante positiva”, observa.

O coordenador de Saúde Bucal da SES e responsável pela agenda, Marcílio Araújo, explica que o ciclo de atualização é uma reivindicação dos dentistas da Paraíba que estavam há algum tempo solicitando capacitações dentro do serviço de saúde bucal. Ele afirma que até o fim do ano já estão programadas mais três edições abrangendo os mais variados temas, de acordo com a necessidade dos profissionais.

“Essa é uma iniciativa muito bacana, temos essa colaboração da UFPB e a tendência é ampliar parcerias para realizar novas atividades. Nos próximos meses já teremos uma mostra de experiências exitosas do SUS e uma reunião com coordenadores municipais de saúde bucal. A gestão está bem atenta e ligada a essa área e a tendência é só melhorar”, completou.