Saúde apresenta casos exitosos na administração hospitalar e planeja ações para 2020

publicado: 14/11/2019 18h46, última modificação: 18/11/2019 17h12
ses saude apresenta casos exitosos da administracao hospitalar e planeja 2020 (1).jpeg
ses saude apresenta casos exitosos da administracao hospitalar e planeja 2020 (2).jpeg
ses saude apresenta casos exitosos da administracao hospitalar e planeja 2020 (3).jpeg
ses saude apresenta casos exitosos da administracao hospitalar e planeja 2020 (4).jpeg

Gestores e diretores técnicos da saúde se reuniram no segundo dia de capacitação sobre o Plano Estadual de Saúde 2020. Promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta quinta-feira (14), no auditório da Funad, a capacitação contou com a exposição de trabalhos exitosos nos hospitais da Paraíba, de unidades especializadas, como Centro de Transplantes, Complexo Clementino Fraga, Hospital Regional de Pombal ,Hospital de Trauma de Campina Grande e Maternidade Frei Damião.

O evento é uma iniciativa pioneira. É a primeira vez que a SES reúne os gestores de diretores técnicos para participar do planejamento das ações para o ano seguinte. Para a diretora geral do Hospital e Maternidade Estevam Marinho (Coremas), Josielma Oliveira, o evento foi um momento de acolhimento e conhecimento para as equipes de saúde. “A atividade nos proporcionou informações enriquecedoras para construção de estratégias eficientes, para potencializar nossa rede e serviços de saúde”, ressaltou.

No período da manhã, cinco apresentações sobre estudos e melhorias realizadas na saúde pública foram feitas para o público presente, por meio de diretores das unidades especializadas. A melhoria de indicadores e a otimização de processos e recursos públicos deu o tom das apresentações: Crescimento da Central de Transplantes; Implantação de Processos e Fluxos; Experiência Exitosa sobre Cirurgias Eletivas no Hospital Regional de Pombal; Linhas de Cuidado no Ambiente Hospitalar; Projeto Lean nas Emergências.

"Este é o momento de esclarecermos nossas dúvidas, para que possamos entender e aprender com experiências positivas para implantar projetos em outras unidades", pontuou a secretária executiva de Saúde, Renata Nóbrega, sobre as apresentações. Em seguida, 30 trabalhos de experiências e processos implantados em diversas unidades especializadas foram apresentados e submetidos a uma comissão julgadora. Onze trabalhos receberam menção honrosa e certificados da SES pelas atividades.

Além das apresentações e o planejamento para 2020, foram expostas as metas do programa Opera Paraíba, que surgiu de uma demanda do Orçamento Democrático, após um estudo integrado solicitado pelo Governo do Estado para sanar a demanda de cirurgias eletivas na Paraíba.190 municípios enviaram dados para a formação da lista dos quase 12 mil pacientes que serão beneficiados com o programa. O evento teve o encerramento com as apresentações do secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi, e com a Diretora Geral do Cefor-RH, Vanessa Cintra.