Saúde apresenta ações para jovens durante evento da UFPB sobre “Gestão Pública e Juventude”

publicado: 28/11/2018 23h00, última modificação: 08/05/2019 15h54
ses-juventude-em-evento-na-UFPB-convocacao-a-saude-foto-ricardo-puppe-3-270x191.jpg

A secretária executiva da Saúde, Maura Sobreira, apresentou, nesta quinta-feira (29), as ações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) voltadas para os jovens, durante o evento “Gestão Pública e Juventude: Câmaras da Saúde, Educação, Desenvolvimento Humano e Segurança Pública”, promovido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Entre as ações, destacam-se a Caderneta de Saúde de Adolescentes; Programa Saúde na Escola; Academia da Saúde e Calendário de imunização. O evento está acontecendo, no período de 28 a 30 de novembro, no auditório 211, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no Campus I, em João Pessoa.

“A adolescência é um período de transição e é também uma fase de vida muito importante, com vários desafios que envolvem atenção na área de álcool e drogas; gravidez; diabetes; hipertensão; violência e outras, que necessitam de políticas específicas”, disse Maura.

“Este evento tem o objetivo de promover o intercâmbio entre os diversos atores envolvidos com a pauta da juventude e identificar as práticas de políticas e gestão pública estadual voltados para esta área”, declarou a coordenadora do evento, professora Joseneide Pessoa.

O evento contou com a participação da secretária executiva de Estado da Juventude, Priscilla Gomes. “Vem aí o Plano Estadual da Juventude. A ideia é debater cada vez mais as especificidades desta fase da vida que deve ser trabalhada com olho no presente e não somente no futuro, como ocorre normalmente”, enfatizou.

De acordo com as ações desenvolvidas pela SES em benefício dos jovens, há o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial, com 110 Caps em todo estado; 21 leitos de saúde mental em Hospital Geral; cinco Consultórios de Rua; duas unidades de urgência e emergência psiquiátricas e formação em redução de danos para ACS e técnicos de enfermagem para a Atenção Básica; fortalecimento da Rede de Atenção Materno Infantil; descentralização da testagem e aconselhamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e tratamento de sífilis.

registrado em: , , ,