Notícias
Saúde adia reunião com ONGs sobre o controle de natalidade de cães e gatos
Em virtude da paralisação de caminhoneiros, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) decidiu adiar para a próxima quarta-feira (30) a reunião com Organizações Não Governamentais (ONGs) para definição de estratégias para o controle de natalidade de cães e gatos. O evento, promovido pela Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, começa às 14h, no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB) e conta com a participação de profissionais da SES (Vigilância em Saúde, Vigilância Ambiental, área técnica, setor jurídico), além de representantes de ONGs que acolhem animais de rua em todo o Estado.
A ação é resultado do pedido da população em pelo menos duas audiências do Orçamento Democrático Estadual no ciclo 2018. “Conseguimos responder com muita agilidade o pedido da sociedade civil que esteve nas audiências de João Pessoa e Campina Grande este ano”, comentou a secretária de saúde, Claudia Veras.
A parceria com os as ONG’s será firmada através de edital. “A SES vai disponibilizar recursos para controlar a reprodução (castração de fêmeas e machos por demanda). Esta ação beneficia os próprios animais, com procedimentos seguros e eficientes, e a população, que fica menos exposta às doenças, por exemplo”, explicou o coordenador do Núcleo de Controle de Zoonoses da SES, Francisco de Assis.
Cada uma das quatro Macrorregiões de Saúde (João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa) terá direito a duas representações de ONG’s, que se encaixem no perfil exigido pelo edital. Para mais informações: 3218-7480.