Sarau poético homenageia mulheres da unidade socioeducativa Rita Gadelha

publicado: 27/03/2019 17h08, última modificação: 27/03/2019 17h18
fundac sarau poetico a forca da mulher unidadesocioeducativo (11).jpg

O Sarau Poético “A Força da Mulher” que a Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente ‘Alice de Almeida’ – Fundac, por meio da sua diretoria técnica (Ditec), vem realizando nas unidades socioeducativas do Estado, homenageou, na manhã desta quarta-feira (27), as mulheres da Rita Gadelha, unidade feminina de atendimento socioeducativo. A ação levou muita música e harmonia para as socioeducandas, familiares e funcionários, que aproveitaram o momento de visita ao som da voz de Lilian Medeiros (cantora e funcionária da Fundac) e da guitarra de Bennett Oliveira (professor de música do Centro Educacional do Adolescente).

O Sarau Poético intitulado “A Força da Mulher”, foi a forma que a diretoria técnica da Fundac idealizou para homenagear todas as mulheres que vivenciam a socioeducação no estado da Paraíba, sejam elas adolescentes e jovens em cumprimento de medidas ou familiares, além das funcionárias que diariamente realizam o trabalho socioeducativo nas unidades de internação. O Sarau teve início no último sábado (16) no Lar do Garoto e Abrigo Provisório, em Lagoa Seca, e se encerrará ainda esta semana, no Centro Educacional do Adolescente, localizado no município de Sousa.

Segundo Nilton Santos, coordenador do eixo Esporte, Arte e Cultura da Fundac, o Sarau busca evidenciar o papel da mulher no processo desafiador da socioeducação, exatamente no mês em que as homenagens são todas voltadas a elas, pela sua luta e resistência diária. “Mulheres trabalhadoras que dedicam seu tempo e a sua profissão na melhoria, por garantia de direitos, e na construção de uma sociedade mais digna onde a mulher tenha seu espaço respeitado”, explicou Nilton, fazendo uma homenagem especial para Rosa Virgínia Lins dos Santos, uma das funcionárias mais antigas da Casa.

“É uma satisfação cantar em um sarau que homenageia as mulheres em uma unidade socioeducativa feminina. Ver aquelas meninas, juntamente com suas mães, irmãs, tias..., interagindo e participando do Sarau, foi uma emoção imensurável. Mulher homenageando mulher e cantando para e com mulheres, ampliando e vivenciando o pleno significado de sonoridade. Isso é maravilhoso!”, disse Lilian Medeiros, cantora e membro da diretoria técnica da Fundac.

Durante o Sarau, Waleska Ramalho, diretora técnica da Fundac, fez uma breve reflexão sobre o momento que as socioeducandas estão vivenciando e a importância de parabenizar a todas ali presentes. “É com muita alegria, em nome do presidente da Fundac, Noaldo Meireles, de todo o corpo técnico da diretoria técnica e da direção da Casa, que estamos aqui para trazer música. Porque a música tem o poder de nos deixar leves e toca profundamente os nossos corações. Essa homenagem é para todas vocês mulheres que estão aqui, em um momento de reflexão de vida, de novas escolhas e novas oportunidades”, disse a diretora, agradecendo a participação dos músicos e a recepção de todos que fazem a unidade socioeducativa.

Já o professor de música do CEA, Bennett Oliveira, aproveitou a ocasião para homenagear as mulheres ali presentes, anunciando que, recentemente, gravou em estúdio, composição de uma das socioeducandas da Rita Gadelha e fez o convite para a mesma apresentá-la a todos. Durante o Sarau, Lilian e Bennett conseguiram envolver grande parte das socioeducandas que cantaram diversas músicas para seus familiares.

O Sarau contou ainda com a participação de Marcos Bento (diretor da Unidade); Sheila Gonçalves (vice-diretora); Cida Pereira (coordenadora do eixo Família); Celyane Souza (coordenadora de Egressos); Ângela Abrantes (defensora pública da Unidade) e parte da diretoria técnica da Fundac: Conceição Belmiro, Ivaneide Xavier Barbosa, Solange Gualberto e as estagiárias de Serviço Social: Roberta e Mariana, além dos agentes socioeducativos e equipe técnica da Rita Gadelha.