Sandra Belê, Orquestra Sanfônica e Zabumbada abrem o Festival São João na Rede, em Rio Tinto

publicado: 06/06/2023 16h31, última modificação: 06/06/2023 16h31
WhatsApp Image 2023-06-06 at 16.22.18.jpeg

A quarta edição do Festival São João na Rede será aberta na noite desta quarta-feira (7), na cidade de Rio Tinto. As atrações serão o Trio Zabumbada, a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste e a cantora Sandra Belê. Neste ano, o Festival circulará por 12 cidades, com shows diários até 18 de junho. Na lista de atrações estão trios de forró raiz, quadrilhas juninas e grupos de cultura popular.

Produzido pela Associação Cultural Balaio Nordeste, o São João na Rede é totalmente patrocinado pelo Governo do Estado, com suporte da Secretaria de Estado da Cultura. O evento integra a série de ações do Ciclo Junino, no qual o Governo da Paraíba está investindo R$ 18,7 milhões.

‘Caminhão do Forró’ - A característica que marca o Festival é o seu formato itinerante, em que se destaca o ‘Caminhão do Forró’. O veículo é transformado em palco, com iluminação e sistema de sonorização, além de camarim para a preparação dos artistas.

A rota do ‘Caminhão do Forró’ – que agora é mais moderno e tem identificação visual com as marcas do evento – replica a forma como os artistas nordestinos, entre eles o Rei Luiz Gonzaga, percorriam as cidades, fazendo shows em cima das carrocerias de caminhões, nos Anos 1960.

A relevância cultural do Festival São João na Rede está no conteúdo: o elenco é, primordialmente, formado por artistas do chamado forró pé de serra, ou o forró raiz. O evento é um espaço de fortalecimento desse ritmo, talvez a expressão artístico-cultural que mais identifica o Nordeste brasileiro.

Mestres da Cultura - Além dos shows musicais, a passagem do Festival homenageará mestres da cultura em cada uma das 12 cidades. Esses mestres serão homenageados em praça pública, com certificado de reconhecimento ao seu trabalho na música e em outras linguagens artísticas.

7/6 – Rio Tinto
19h – Abertura – apresentação do projeto, exibição de vídeo institucional e fala de autoridades.
19h30 – Entrega de certificados a mestres e mestras da cultura: Antônio Ferreira da Silva / Mestre Kleyton Forrozeiro
20h30 – Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste
22h – Sandra Belê