Roteiro Paraíbe-se: identidade visual tem inspiração paraibana até na fonte

publicado: 05/06/2024 09h29, última modificação: 05/06/2024 09h29
WhatsApp Image 2024-06-04 at 14.05.52 (1).jpeg

Primeiro pacote turístico voltado 100% ao interior da Paraíba, o roteiro Paraíbe-se que abrange sete cidades do Cariri, Brejo, Curimataú e Borborema, representa o orgulho do paraibano em abrir a porta da sua casa para os visitantes de todo o mundo que estão em busca de aventura, religiosidade, cultura e de uma boa gastronomia.

Desenvolvido por meio de uma parceria entre o Governo do Estado, Sebrae e Azul Viagens, o Paraíbe-se tem no seu DNA a raiz do povo nordestino que sabe receber, acolher e encantar como ninguém. E essa identidade foi definida desde a sua concepção, quando os idealizadores pensaram na fonte que daria ao produto a cara regional que representasse os elementos do Sertão e despertasse o sentimento de boas-vindas aos turistas e interessados em vivenciar as atrações.

Entre as inúmeras possibilidades, a fonte escolhida foi a Cordel Rustika, do typeface designer Galdino Otten, pernambucano de nascença, mas radicado na Paraíba, mais precisamente em Campina Grande, terra que realiza o Maior São João do Mundo, onde vive desde os três anos de idade.

Criada em 2019, a fonte foi inspirada nos sulcos deixados pelas goivas dos antigos artífices nordestinos, que executavam as capas dos cordéis da época da tipografia, lineares e móveis, assim como em madeira, uma alternativa aos caros “clichês” da época, como definiu o artista gráfico.

A textura da fonte tenta simular a impressão desses tipos de xilogravuras. Já a forma, remete a uma tipia mais clássica, sem perder a identidade rústica, não linearmente perfeita, mas quase que grosseira no sentido estético, com recorte naif proposital.

Galdino Otten considera uma honra contribuir para a massificação da cultura popular nordestina, especialmente por meio da fonte escolhida para ilustrar o roteiro genuinamente paraibano. “A Paraíba me acolheu de um jeito muito gratificante e eu fiquei lisonjeado em ver meu trabalho compor as peças de comunicação visual do projeto que divulga a nossa cultura. Como profissional, tenho a alegria de dizer que a cultura paraibana me acolheu”, enfatizou o ilustrador.

A secretária de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, afirma que nada poderia ser mais justo do que homenagear o artista que escolheu a Paraíba para estabelecer moradia. “Galdino é um exímio artesão por natureza e hoje tem um portfólio respeitável com mais de 250 fontes criadas. A Cordel Rustika representa o Paraíbe-se e traduz o sentimento de regionalidade que queremos passar aos nossos visitantes”.

Sobre o artista - Galdino Otten é graduado em comunicação social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Como artista gráfico já desenvolveu 257 fontes únicas que, em sua maioria, estão disponíveis gratuitamente para uso pessoal e comercial no seu site Galdino Otten Fonts e em outras plataformas como o dafont, onde os downloads atualmente superam os 34,8 milhões. É responsável também pela criação de projetos de animação de desenhos.

Sua tipografia aparece em séries de TV e filmes de relevância internacional, como Selvagens (Savages), da Universal Pictures (2012), Esquadrão Suicida (Suicide Squad) da Warner Bros. (2016) e muitos outros.

Mesmo com domínio de áreas do design gráfico, ele se considera um artesão como qualquer outro artista popular nordestino e afirma que a única diferença são as ferramentas utilizadas. Ele diz que os efeitos das goivas e formões na madeira agora são simulacros feitos por softwares. O papel e a tinta são simulações em telas inicialmente catódicas e mais recentemente em cristal líquido. E esclarece que, embora as ferramentas mudem, o conceito permanece inalterável.

Entre 2004 e 2007, trabalhou como ilustrador e chargista do Jornal A União e revela orgulho em ter produzido a ilustração da capa do evento mais importante para a cultura popular nordestina em décadas, o Congresso Internacional de Literatura de Cordel, em 2005.

No mesmo ano, ilustrou a capa do Correio das Artes, suplemento cultural do Jornal A União e que foi fundado em 27 de março de 1949 pelo poeta e jornalista pernambucano Edson Regis.

Em setembro de 2008 teve a primeira fonte aprovada pelo site dafont, a Xilo Galdino, marcando o início da carreira de typeface designer. A segunda fonte foi aceita pelo site em janeiro de 2009, desta vez era um dingbat (fonte ornamental) também com temática nordestina. A partir de então, o artista não parou mais de produzir e o seu nome foi projetado mundialmente por meio do seu trabalho que pode ser encontrado em jornais, revistas, cartazes, livros, novelas e produções cinematográficas no Brasil e no exterior.