Roda de capoeira é atração da Feira dos Aromas da FCJA

publicado: 12/09/2024 09h34, última modificação: 12/09/2024 09h34

A capoeira é a atração principal na Feira dos Aromas da Fundação Casa de José Américo (FCJA, nesta sexta-feira (13), a partir das 10h. Mestre André Leão, coordenador da Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira em João Pessoa (Abadá-JP), irá liderar a festa.

A feira, realizada todas as sextas-feiras, sempre das 8h às 14h, coloca à disposição do público uma variedade de atrações e serviços. A FCJA está localizada à Avenida Cabo Branco, 3336, na orla de João Pessoa.

Patrimônio imaterial da humanidade, a capoeira recebeu o título por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2014. A psicóloga Shâmara Rached, servidora da FCJA, é a coordenadora da Feira dos Aromas e ressalta a importância da presença de expressões culturais para integrar a atividade desenvolvida na Fundação Casa de José Américo.

“A sabedoria e a ancestralidade da capoeira vão contribuir e muito com a boa energia e beleza da nossa feira”, garante Shâmara, lembrando que, na Feira dos Aromas, o consumidor encontra produtos orgânicos, vindos diretamente da roça e com preços acessíveis. Com seus sabores, cheiros e sons, a feira dispõe de frutas, tubérculos, ovos, verduras, livros, artesanato, música, gastronomia regional e plantas ornamentais.

Ao frequentar o evento semanal, o visitante também tem a oportunidade de conferir detalhes da vida e obra do patrono da FCJA, no Museu Casa de José Américo, onde o escritor e político paraibano viveu expressiva parte de sua vida. O espaço abriga mobiliário original da época, obras de arte, objetos de uso pessoal, comendas, biblioteca e arquivo fotográfico.

Outro atrativo do local é o Mausoléu, cujo monumento guarda os restos mortais de José Américo e de sua esposa, dona Alice. Instalado no pomar da FCJA, o monumento se destaca pela base triangular e um obelisco com escultura em bronze, além de um espelho d’água.