Ricardo inaugura Companhia do Corpo de Bombeiros de Sapé para atender mais de 100 mil pessoas

publicado: 29/11/2018 23h00, última modificação: 07/05/2019 16h07
ricardo-inaugura-sengunda-companhia-de-bombeiros-de-sape-foto-alberi-pontes-2.jpeg

O governador Ricardo Coutinho inaugurou, nesta sexta-feira (30), em Sapé, a 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba ( 2ª/CBMPB). A unidade, que teve investimentos de R$ 596 mil, contemplará, ainda, os municípios de Mari, Cruz do Espírito Santo, Sobrado e Riachão do Poço, beneficiando mais de 100 mil pessoas.

Na solenidade de inauguração, Ricardo ressaltou os esforços do Governo do Estado para aproximar o Corpo de Bombeiros cada vez mais da população. “Ao longo de toda a história do Corpo de Bombeiros, que tem 100 anos, foram constituídas nove companhias. Em oito anos, nós dobramos a existência do Corpo de Bombeiros nas mais diversas regiões, criando mais nove companhias. Esta de Sapé, em parceria com a Prefeitura, que cedeu o prédio, vai atender a 118 mil pessoas de cinco municípios, que antes eram atendidas por Guarabira”, frisou.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Cláudio Lima, afirmou que a 2ª Companhia de Bombeiros Militar é mais um avanço na área da pasta. “O governador Ricardo Coutinho, antes do fim da gestão, completa mais esta ação importante, beneficiando Sapé e toda essa região, que precisava ser melhor atendida”, afirmou, lembrando que também será inaugurada uma Delegacia de Polícia.

ricardo inaugura sengunda companhia de bombeiros de sape foto alberi pontes (7)Já o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Jair Carneiro, destacou o projeto de interiorização da Corporação, cada vez mais próxima da população. “Esta é a 9ª unidade que o governador Ricardo Coutinho entrega à população paraibana, um avanço significativo de uma Corporação cuja missão é salvar vidas, fazendo com que o Corpo de Bombeiros esteja nas áreas integradas de Segurança Pública”, acrescentou.

O prefeito de Sapé, Roberto Feliciano, agradeceu ao governador Ricardo Coutinho os investimentos do Governo do Estado na região. “Essa obra vai trazer muitos benefícios para a população de Sapé e de municípios vizinhos. Sapé completa neste sábado 93 anos, e este é mais um presente da gestão do governador Ricardo Coutinho”, comentou.

Participaram ainda da solenidade o comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba, tenente-coronel Euller Chaves; os prefeitos Roberto Feliciano, de Sapé, e George Coelho, de Sobrado; além dos deputados estaduais Gervásio Maia, presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB); João Gonçalves; e o deputado licenciado Buba Germano, entre outras autoridades.

ricardo inaugura sengunda companhia de bombeiros de sape foto alberi pontes (2)População beneficiada – A instalação da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar em Sapé terá como principal benefício maior agilidade no tempo-resposta das ocorrências. Antes, os moradores da Zona da Mata paraibana eram atendidos pelo 3° Batalhão de Bombeiros Militar, sediado em Guarabira.

O primeiro comandante da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar, capitão Manoel Gonçalves Neto, ressaltou que esse foi o principal benefício para a população de Sapé e dos outros quatro municípios. “Essa agilidade é um benefício extraordinário para essa região, tendo em vista o tempo-resposta das ocorrências, que vai cair muito. Para se ter ideia do benefício, um incêndio em Mari, por exemplo, a equipe demorava em média 40 minutos no deslocamento de Guarabira”, afirmou.

A 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar realizará atendimentos preventivos e de emergência nas áreas de combate a incêndio, busca e salvamento e atendimento pré-hospitalar.

A Unidade, que contará com 18 militares, atuará ainda em vistorias e fiscalizações realizadas pelo Centro de Atividades Técnicas.