Ricardo entrega hospital em Cacimba de Dentro que atenderá 120 mil pessoas de cinco municípios

publicado: 26/12/2018 23h00, última modificação: 14/05/2019 16h03
CACIMBA-DE-DENTRO11-.jpg
CACIMBA-DE-DENTRO13-.jpg
CACIMBA-DE-DENTRO14-.jpg

O governador Ricardo Coutinho entregou, na tarde desta quinta-feira (27), o Hospital Luiz Olegário da Silva, em Cacimba de Dentro, beneficiando cerca de 120 mil habitantes desta cidade e dos municípios de Araruna, Damião, Riachão e Tacima. Foram investidos R$ 6,4 milhões na construção da obra e R$ 1,5 milhão na aquisição de equipamentos, totalizando aproximadamente R$ 8 milhões de investimentos na melhoria da saúde. Durante a solenidade, o governador e o prefeito de Cacimba de Dentro, Valdinele Costa, assinaram um termo de cessão de uso passando a administração da unidade de saúde para a Prefeitura Municipal.

Na oportunidade, o governador Ricardo Coutinho visitou as dependências do Hospital de Cacimba de Dentro e afirmou que nos últimos anos o Governo do Estado melhorou toda a rede estadual de saúde, levando um atendimento mais qualificado à população paraibana. “Fizemos muito pela saúde do Estado, inauguramos o Hospital Metropolitano em Santa Rita, especializado em neurologia e cardiologia, entregamos o Hospital do Bem, em Patos, que oferece tratamento na área de oncologia e muitos outros hospitais pela Paraíba”, frisou Ricardo Coutinho.

O governador ainda recordou que o antigo hospital do município tinha problemas na estrutura, e ressaltou que neste dia a prefeitura de Cacimba de Dentro recebe um equipamento com estrutura adequada, com leitos e aparelhos modernos. “Isso melhora o atendimento à população desta região. São cerca de R$ 8 milhões investidos neste hospital que era um desejo do povo”, destacou.

A secretária de Saúde, Cláudia Veras, comentou que o hospital é um equipamento muito bem estruturado que representa um ganho para a saúde da região. “Em torno de 120 mil pessoas deverão ser atendidas nesse hospital. É uma unidade de saúde com 28 leitos que vai contar com um equipamento que basicamente não tem na região, uma sala de estabilização. Além disso, no local há leitos de internação e outros espaços. O equipamento vai ficar sob responsabilidade da Prefeitura Municipal de Cacimba de Dentro e contará com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde”, explicou.

Durante a obra, foram executados serviços como: Movimento de Terra, Fundação, Estrutura, Alvenaria, Coberta, Esquadrias, Revestimento, Elevação, Instalações Elétricas, Instalação do sistema de Combate a Incêndio, Instalação de Gases Medicinais, Subestação Abrigada, Reservatório Elevado, Fossa Séptica, pintura, entre outros.

O Hospital possui 28 leitos, sendo seis leitos de observação adulto, dois leitos de observação pediátrica, sala de estabilização de pacientes graves, sala de procedimentos e pequenas cirurgias, inaloterapia e enfermarias climatizadas. A unidade conta com equipamentos como: cardioversão, monitor multiparametrico, ventilador pulmonar, autoclave, lavanderia e secadora de roupa, foco cirúrgico, camas fawller e eletrocardiograma, todos adquiridos com verba estadual. Além de urgência e emergência, o hospital oferecerá consultas nas áreas de cardiologia, ginecologia e obstetrícia; radiologia convencional; eletrocardiografia; farmácia; nutrição e dietética; laboratório; CME; lavanderia.

O prefeito de Cacimba de Dentro, Valdinele Costa, conhecido como Nelinho, afirmou que este hospital vai ofertar uma estrutura de qualidade e atendimento adequado para os cidadãos do município e cidades vizinhas. “Essa data vai ficar marcada na história deste município. Esse hospital era um sonho antigo da população e hoje está pronto para funcionar melhorando o atendimento na área de saúde para o povo”, disse Nelinho.

Isaías Olegário é irmão do homenageado e afirmou que Luiz Olegário da Silva foi um cidadão que trabalhou muito por Cacimba de Dentro. “Ele foi político, empresário e ajudou no desenvolvimento desta cidade. Eu e minha família estamos muito agradecidos pela homenagem e pela conclusão desta obra que vai beneficiar os moradores deste município”, falou.

Geni Pereira tem 86 anos e comentou que diversas vezes soube de casos de moradores que tiveram que ir para outras cidades em busca de atendimento adequado. “Quando alguém sofria um acidente e quebrava alguma parte do corpo, tinha que ir para o Hospital de Campina Grande. Se fosse algum problema de saúde mais grave, também não tinha como ser atendido aqui. Era uma dificuldade, agora vai ser uma bênção”, falou.

“Esse hospital está muito bonito, eu gostei demais e tenho certeza que, a partir de agora, teremos um atendimento digno e de qualidade. Os moradores não vão mais precisar ir para outros locais para se tratar. Eu já fui até para João Pessoa para ter um bom atendimento médico, mas agora a situação vai melhorar”, comemorou a dona de casa Valdice Domingos.