Reunião encerra Operação Voto Seguro e Comando-Geral avalia ações

publicado: 30/10/2018 00h00, última modificação: 09/05/2019 10h56
policia-encerra-operacao-voto-seguro.jpeg

Uma reunião fechou oficialmente as ações da Operação Voto Seguro, realizada pela Polícia Militar durante os dois turnos da eleição, neste mês de outubro na Paraíba. Na ocasião, o comandante-geral da PM, coronel Euller Chaves, avaliou a atuação da corporação que, desde o planejamento estratégico, atuação em eventos públicos, embarque e deslocamento do efetivo e festividades após o resultado do pleito, trabalhou pela manutenção da ordem pública e garantia da paz. A avaliação aconteceu no fim da manhã desta terça-feira (30), no Comando Geral da PM.

No primeiro turno foram realizados 122 acionamentos para ocorrências de natureza eleitoral, da quarta-feira (3) até o domingo (7), sendo que em 62 casos foram constatados indícios de crime. No período, 77 pessoas foram conduzidas até as delegacias ou apresentadas na Justiça eleitoral. O dia do pleito foi o que mais teve ocorrências constatadas, com 47 no total, e 64 conduzidos até as 21h. Entre as principais naturezas das ocorrências no geral, estavam tentativa de compra de votos, propaganda irregular e transporte de eleitores.

Já no segundo turno, foram 37 acionamentos, que resultaram na condução de 16 pessoas, sendo 12 no domingo, até as 19h. Nos dias 26 e 27, foram 50 eventos públicos em que a Polícia Militar esteve presente. Para os eventos pós-votação, cerca de 1700 policiais foram empregados em todo o estado, no último domingo.

Geral – A atuação da PM aconteceu nos 223 municípios paraibanos, em mais de 1750 locais de votação, realizando policiamento ostensivo e preventivo para os mais de 2 milhões e 800 mil eleitores aptos ao voto, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral. A corporação trabalhou junto com outras forças de segurança, que atuaram de forma integrada por meio dos Centros de Comando e Controle, instalados pelo TRE em João Pessoa, Campina Grande e Patos.

“Tudo isso demonstra o profissionalismo, a atenção e o esforço da Polícia Militar, para garantir aos eleitores e a população em geral o exercício dos seus direitos da maneira mais tranquila possível, nesses dois turnos da eleição. O trabalho integrado com outras forças, o planejamento estratégico, a disponibilização de recursos logísticos e de tecnologia, proporcionaram ao policial militar e à nossa corporação um trabalho mais eficiente na garantia da ordem e da tranquilidade pública”, afirmou o coronel Euller.

Outras ações – Ainda nesta semana, a Polícia Militar termina o planejamento e realiza duas outras Operações, que acontecerão em todo o estado: Eternidade, que acontece na próxima sexta-feira (2), e a Operação Enem, a ser realizada nos próximos domingos.