Ressocialização: Reeducandos obtêm bom desempenho no Enem-PPL

publicado: 22/01/2020 17h25, última modificação: 22/01/2020 17h25

A educação ofertada pelo Governo do Estado no Sistema Prisional, por meio das Secretarias de Estado da Administração Penitenciária e de Educação, Ciência e Tecnologia, possibilitou que reeducandos obtivessem um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem-PPL), edição 2019. Mais de 50 tiveram médias superiores a 500 pontos e a maior média geral foi 701,98; e na redação 47 reeducandos alcançaram notas que vão de 600 a 840 pontos.

Dados da Seap apontam a melhoria no desempenho dos reeducandos na comparação entre as edições do Enem-PPL 2018 e de 2019. No Enem-PPL de 2018, a média geral foi 614,00, e somente 30 apenados obtiveram média acima de 500 pontos . Na edição 2019, este número saltou para 56 apenados – entre homens e mulheres – que tiveram médias superiores a 500 pontos e a maior média geral foi 701,98.

O Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado da Administração Penitenciária e de Educação, Ciência e Tecnologia, tem proporcionado uma ação educacional intensiva, por meio de cursos preparatórios ofertados dentro das unidades prisionais aos reeducandos que tenham interesse em dar continuidade aos estudos e inscrevem-se para as provas não só do Enem, mas também do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Eles também recebem apostilas preparadas com metodologia específica para o período em que ficam nas celas.

A gerente de Ressocialização da Seap, Ziza Maia, ressaltou que a educação, sem dúvida, possui um impacto em todas as áreas da vida de toda pessoa. “A educação é um direito fundamental ao cidadão. Temos empreendido esforços para ampliar a educação nas unidades prisionais de modo quantitativo e qualitativo para que, através da educação, seja possível a reflexão do papel de cidadão, de cada reeducando em sociedade, suas atitudes, consequências e, principalmente, levar o conhecimento através da educação regular, dos projetos de leituras e das rodas de diálogo. Esses resultados positivos no ENEM são reflexos do trabalho que vem sendo desenvolvido pelos profissionais da Seap e da SEECT", ressaltou.

Em resposta a este investimento, destaca-se que nove reeducandos que obtiveram notas superiores a 500 pontos são de cadeias públicas; alguns figuram na lista das 18 melhores médias do Enem – PPL 2019 no Sistema Penitenciário da Paraíba.

As sete maiores médias no ENEM – PPL são as seguintes: A.S.C,  da Penitenciária Regional de Campina Grande Raymundo Asfora – 701,98; J.A. M, da Penitenciária Desembargador Sílvio Porto, João Pessoa, média 654,02; E.N.S.N, Cadeia Pública de Itabaiana, média 613,36; A.A.G, Penitenciária de Recuperação Feminina Maria Júlia Maranhão, média 609,8; A.C.C., Penitenciária Regional de Patos, média 596,08; R.A.M., Penitenciária Regional de Campina Grande Raymundo Asfora, média 591,26; L.P.A.N., Penitenciária Sílvio Porto, na Capital, média 590,1.

Além de E.N.S.N., com a terceira melhor média, a Gerência de Ressocialização registrou o desempenho de M.C.S.M., da Cadeia Pública de Esperança, com média 572,36; J.G.O.C. da Cadeia Pública de Solânea atingiu a média 566,12; e J.G.S., da Cadeia Pública de Alhandra, conseguiu média 552,88.

As notas da redação da edição 2019 também foram consideradas excelentes, se destacando nos últimos anos do ENEM para pessoas privadas de liberdade na Paraíba, atingindo 840 pontos.

No Enem-PPL 2019 foram inscritas 698 reeducandos (homens e mulheres) que cumprem algum tipo de pena. As provas foram aplicadas em 57 unidades prisionais nos dias 10 e 11 de dezembro.