Representantes de órgãos estaduais conhecem funcionamento dos serviços da Casa da Mulher Brasileira

publicado: 06/07/2023 18h06, última modificação: 06/07/2023 18h06
WhatsApp Image 2023-07-06 at 18.03.28 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-07-06 at 18.03.28.jpeg

Representantes do Governo da Paraíba que irão compor as Casas da Mulher Brasileira de João Pessoa e Patos, a exemplo da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana, Polícias Civil e Militar e Patrulha Maria da Penha, ao lado de representantes dos órgãos municipais, participaram de reunião, na manhã desta quinta-feira (6), na Cinep, com a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, para dar início na apresentação sobre o funcionamento dos serviços. Participaram ainda representantes do Tribunal de Justiça da Paraíba, Defensoria Pública, Ministério Público e Prefeituras de João Pessoa e Patos.

O diálogo aconteceu um dia depois de a ministra ter anunciado cerca de R$ 30 milhões de investimento no Estado para a construção e equipagem de duas Casas da Mulher Brasileira, sendo R$ 15 milhões para a Casa da capital e R$ 7 milhões para um equipamento em Patos, município do sertão que atenderá cerca de 30 cidades da região.

Aos representantes dos órgãos parceiros no atendimento às mulheres, a ministra deu orientações sobre o processo de construção, atendimento e divulgação do serviço. "A Casa da Mulher Brasileira não é um instrumento para se fazer política, é para salvar vidas. Precisamos agora ter a responsabilidade de comunicar às pessoas da região, especialmente às mulheres, porque temos um aparelho desta magnitude", afirmou.

Também destacou a importância de se falar com a imprensa, para que o serviço seja divulgado, e da qualidade do atendimento, uma vez que o 'boca a boca' é valioso para a comunicação entre a população. "Faremos uma festa na inauguração, mas daqui até lá temos muito trabalho", lembrou.

A ministra também disse ser essencial que o trabalho do grupo que fará os serviços de atendimento às mulheres na Casa seja coletivo. "Só assim conseguiremos encontrar uma saída coletiva para as mulheres. Os diferentes profissionais se integrarem e discutirem um caso enriquece o atendimento e valoriza a mulher. E é isso que a Casa da Mulher Brasileira propõe", disse.

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, comentou que a primeira reunião foi para dar início ao processo para instalação que deverá acontecer dentro de um ano. “Vamos seguir as orientações do Ministério da Mulher e criar uma comissão para verificar os protocolos e os procedimentos de atendimento para quando as obras ficarem prontas já iniciarmos os atendimentos" , complementa Lídia Moura