Notícias

Representantes de instituições do RN conhecem experiências exitosas da Funad

publicado: 19/10/2018 00h00, última modificação: 08/05/2019 12h32

A Presidente da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência, Simone Jordão, recebeu a visita de profissionais que trabalham com pessoas com deficiência no Rio Grande do Norte, em diversas instituições. O grupo veio conhecer algumas experiências consideradas pioneiras e bem-sucedidas implantadas pelo Governo da Paraíba e tentar promover ações semelhantes no estado vizinho.

Um dos trabalhos abordados na reunião, foi a Central de Interpretação de Libras (CIL), que se destina às pessoas com deficiência auditiva e surdas que necessitam de intérpretes para acompanhá-las a atendimentos nas áreas de educação, saúde e justiça. O projeto foi criado pelo Governo Federal, através do Plano Viver Sem Limites e a Paraíba foi um dos primeiros Estados a aderir à iniciativa, com total apoio do Governo Estadual, através da Funad. Ele garante o atendimento de qualidade por meio de serviços de tradução e interpretação, facilitando o acesso aos serviços públicos e ampliando a comunicação e interação entre ouvintes e surdos.

O serviço é gratuito e qualquer pessoa pode solicitá-lo, desde que seja previamente agendado. O grupo potiguar elogiou o serviço, que recebeu orientações de como implantá-lo. Além da Central, outros serviços da Funad foram conhecidos pelos profissionais. Segundo a presidente Simone Jordão, o Governo da Paraíba tem escrito uma nova história da luta da pessoa com deficiência, com programas e serviços que garantem acessibilidade, inclusão e dignidade para as pessoas com deficiência.