publicado: 09/07/2024 16h36, última modificação: 09/07/2024 16h36
Referência em cardiologia, Hospital Metropolitano realiza ação de conscientização para prevenção da insuficiência cardíaca 1.JPG
Referência em cardiologia, Hospital Metropolitano realiza ação de conscientização para prevenção da insuficiência cardíaca 3.jpg
Referência em cardiologia, Hospital Metropolitano realiza ação de conscientização para prevenção da insuficiência cardíaca 2.JPG

O dia 9 de julho é dedicado ao Dia Nacional de Alerta contra a Insuficiência Cardíaca e o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, pertencente à rede estadual de saúde, realizou uma ação, na manhã desta terça-feira (9) para conscientizar pacientes e acompanhantes sobre a doença que é um distúrbio em que o coração não consegue suprir as necessidades do corpo, causando redução do fluxo sanguíneo, refluxo (congestão) de sangue nas veias e nos pulmões e outras alterações que podem debilitar ou enrijecer ainda mais o coração.

A ação, organizada pelo Ambulatório da unidade hospitalar, gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), contou com um café da manhã para recepcionar os pacientes para a realização de consultas,  mostrando que a alimentação saudável é um dos pilares para a prevenção da insuficiência cardíaca. Houve também a distribuição de material explicativo, aferição da pressão arterial e teste glicêmico.

Para Ana Karina da Silva, do município de Lucena, o momento foi muito importante para muitas pessoas, inclusive para ela que teve a oportunidade de fazer o teste de glicemia e verificar a pressão. “Já sou paciente do Hospital Metropolitano e só tenho a agradecer pelo excelente trabalho feito aqui. Hoje tive a oportunidade de saber mais sobre a insuficiência cardíaca, além de fazer o teste de glicemia e verificar minha pressão. Quero também deixar registrado o meu agradecimento pelo ótimo atendimento tanto da recepção, do pessoal do ambulatório e dos médicos”, agradeceu Ana Karina.

De acordo com a cardiologista do Hospital Metropolitano, Roberta Barreto,  os fatores de risco para o infarto agudo do miocárdio também são os mesmos fatores de risco para a insuficiência cardíaca. “O paciente hipertenso, diabético, com colesterol alto, que está acima do peso, que é sedentário, esses pacientes são de maior risco para desenvolver a insuficiência cardíaca, e em caso da doença se agravar, pode necessitar, inclusive, de um transplante cardíaco”, explicou a cardiologista.

Segundo a coordenadora do Ambulatório, Patrícia Monteiro, o objetivo do evento é orientar os pacientes sobre a importância dos hábitos saudáveis com  orientações médicas, promovendo a conscientização para a prevenção e tratamento da insuficiência cardíaca. Ela ressaltou que os atendimentos para os pacientes com a patologia acontecem às quintas-feiras, e para ter acesso ao serviço o usuário precisa ir à uma unidade de saúde de qualquer município paraibano e receber o primeiro atendimento. A unidade emitirá uma Autorização de Procedimentos Ambulatoriais que será levada para a regulação municipal. A Regulação Municipal enviará um e-mail com a solicitação para Regulação Estadual que irá agendar o atendimento no ambulatório do Hospital Metropolitano.

Quem já utiliza o serviço é o aposentado Francisco de Assis Pereira, de 66 anos, da cidade de Guarabira. Ele era vigilante e precisou se aposentar devido à doença. O paciente relatou que começou a sentir os sintomas no final do ano passado, com muita dor no peito e falta de ar, foi quando procurou a ajuda médica. Francisco elogiou o atendimento recebido no hospital e disse ter esperança de que com o acompanhamento médico tenha uma melhora dos sintomas. “Eu vivo pelas graças de Deus, estou na luta e batalhando para poder melhorar. Estou sendo muito bem atendido e tenho esperança que dias melhores virão”, comentou o aposentado.

O paciente está sendo acompanhado pela cardiologista Amanda Duarte, que enfatizou que os três principais sintomas da insuficiência cardíaca são a falta de ar, os pés inchados e a dificuldade para fazer as atividades básicas como tomar banho, andar dentro de casa, dormir sem travesseiro, dormir com decúbito zero (dormir plano na cama). Ela orientou que todo paciente, a partir dos 40 anos de idade, já tem indicação de fazer uma consulta médica com o cardiologista, principalmente se ele tem fatores de risco cardiovasculares. “Então se é um paciente obeso, sedentário, diabético, tabagista, que tem história familiar de colesterol alto e de doença cardiovascular, a partir dos 40 anos, ele tem indicação, pelo menos uma vez ao ano”, pontuou a médica.

A cardiologista explicou que o principal tratamento da insuficiência cardíaca vai depender de qual é a causa da doença. “A insuficiência cardíaca é uma síndrome composta por sinais de sintomas, o que o paciente sente, o que é que ele apresenta de alteração e que precisa ter uma causa bem esclarecida. Então, a principal causa da insuficiência cardíaca no Brasil é isquêmica, que é o pós-infarto agudo do miocárdio, mas a gente também tem insuficiência cardíaca por hipertensão, que não foi bem tratada ao longo do tempo. O alcoolismo também pode ser uma causa, assim como a doença de Chagas. A maior parte dos pacientes será o tratamento medicamentoso”, explicou Amanda Duarte.

Principais sintomas da insuficiência cardíaca

• ao acúmulo de fluidos nos tecidos, resultando em inchaço especialmente nas pernas, tornozelos, pés ou abdômen;
  • ao excesso de líquido nos pulmões, que dificulta a troca eficiente de oxigênio, levando à falta de ar e cansaço durante atividades físicas ou mesmo em repouso;
  • à fraqueza e incapacidade de fazer esforço, devido à diminuição do fluxo sanguíneo e ao fornecimento inadequado de oxigênio e nutrientes aos músculos.

Fatores de risco para insuficiência cardíaca

●     Hipertensão

●     Válvulas cardíacas anormais

●     Aumento do coração (cardiomiopatia)