Notícias

Reeducandos recebem certificados do curso de Corte e Costura Industrial

publicado: 21/03/2022 10h32, última modificação: 21/03/2022 10h34
WhatsApp Image 2022-03-21 at 09.40.52.jpeg

Vinte reeducandos da Penitenciária de Segurança Máxima Geraldo Beltrão, em João Pessoa, concluíram o curso de Corte e Costura Industrial após quatro meses de aulas práticas na oficina-escola instalada na unidade. Na sexta-feira (18), o secretário da Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca, participou da entrega dos certificados. O curso, ofertado em parceria com a Escola do Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), teve duração 80 horas/aula e foi ministrado pela professora Marileusa Mateus.

A oficina-escola tem 19 máquinas industriais para produção têxtil e é a primeira instalada em presídio de segurança máxima. “Quando homens presos em uma penitenciária de segurança máxima aceitam participar de uma capacitação é porque querem mudar de vida, voltar ao convívio social, ao mercado de trabalho. Isso sinaliza que as políticas públicas de ressocialização no sistema prisional paraibano estão, de fato, ajudando a transformar vidas das pessoas em privação de liberdade”, avaliou o secretário.

Ele complementa que a capacitação profissional de pessoas que cumprem pena é uma das estratégias estabelecidas pelo Governo e está inserida no Planejamento da Seap. “Nós sabemos que eles erraram, porém, não estamos aqui para julgá-los, mas para apoiá-los, essas pessoas irão retornar para a sociedade”, pontuou.

De acordo com o diretor da penitenciária, Arimateia Figueiredo, “É mais uma medida do Governo do Estado, por meio da Seap e Espep, no sentido de capacitar e qualificar os apenados para o mercado de trabalho, além de facilitar a reinserção social, sobretudo para garantirem sua subsistência e de seus familiares”.

Também participaram da entrega dos certificados a superintendente da Espep, Ivanilda Matias Gentle e o gerente executivo da Ressocialização, João Sitonio Rosas.