Notícias

Rede Hospitalar Estadual amplia leitos para atendimento Covid-19

publicado: 23/02/2021 15h35, última modificação: 23/02/2021 15h41
WhatsApp Image 2021-02-23 at 15.41.14.jpeg

O Governo da Paraíba, no intuito de evitar o colapso na saúde pública, irá ampliar a capacidade de resposta da Rede Hospitalar estadual para atendimento Covid-19. Até o dia 8 de março, serão abertos 109 leitos, sendo 58 de UTI e 51 de enfermaria. Com esta ampliação, a Paraíba passará de 821 para 930 leitos exclusivos para o atendimento ao paciente com coronavírus. 

De acordo com o secretário executivo da Saúde, Daniel Beltrammi, a abertura de leitos será realizada de forma escalonada. Nesta terça-feira (23), já entraram em funcionamento 14 leitos de UTI, sendo 10 no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa; dois no Hospital Metropolitano, em Santa Rita; e dois no Hospital Regional de Piancó. Outras unidades hospitalares também ampliarão as ofertas de leitos, contemplando as três Macrorregiões de Saúde da Paraíba. 

“Teremos mais dez leitos ativados em Cajazeiras. Junto com os que foram ativados hoje em Piancó, completa um conjunto de leitos do sertão. O plano de contingência está preparado para eventualmente buscar o número de leitos que a Paraíba tinha em maio e junho de 2020, se for necessário”, pontua. 

O secretário reforça que o ideal é prevenir a doença para que a população não precise de hospital e de leitos. Ele pede que a população não esqueça as medidas de segurança, que continuam sendo a maneira mais eficaz de conter a doença: o uso de máscara, a higienização das mãos e, principalmente, o distanciamento, evitando a aglomeração.