Notícias

Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba concorre ao prêmio ODS Brasil

publicado: 11/12/2018 23h00, última modificação: 17/05/2019 15h11

O Governo do Estado da Paraíba teve a prática “Legos: um modelo inovador para soluções de saúde em regiões em desenvolvimento” selecionada entre as 39 finalistas do Prêmio Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS Brasil 2018). A premiação é uma iniciativa do Governo Federal que incentiva, valoriza e dá visibilidade às práticas desenvolvidas pelos governos estaduais, municipais, Distrito Federal e pela sociedade civil que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no território brasileiro. Esta é a primeira edição do Prêmio ODS Brasil e teve mais de mil práticas inscritas de todos os Estados do país.

Liderar para Empoderar Grupos para Otimizar Soluções, ou Legos, é o método desenvolvido para as ações de estruturação, organização e articulação da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba. Ele é aplicado desde 2011, ou seja, durante os sete anos de convênio entre a Secretaria de Estado da Paraíba (SES) e a ONG Círculo do Coração.

“A prática tem a capacidade de unir tecnologias avançadas de telemedicina com medidas simples para proporcionar melhorias, simultaneamente, em diferentes níveis dentro do sistema de saúde. A metodologia Legos, ao invés de se concentrar em uma solução pré-definida ou objetivo, visa alcançar resultados diferentes, com base nas expectativas e habilidades de cada grupo de trabalho. É plástico e mais dinâmico do que as abordagens convencionais, levando a uma melhor interação entre os membros da equipe”, explicou a gerente executiva de Atenção à Saúde, Patrícia Assunção.

Ao longo dos anos de prática da metodologia Legos, muitas ações se desenvolveram na Paraíba, a exemplo das Caravanas do Coração, as Salas do Coração e os Eco-Táxis.

“É um método flexível, capaz de responder às necessidades da população e do sistema de saúde, de maneira que possibilita gerar novos programas e expandir possibilidades que melhoram a qualidade de vida da população, especialmente quando se fala de crianças portadoras de doenças cardíacas, além de famílias e crianças com microcefalia”, disse Patrícia.

ODS Brasil – As três práticas vencedoras serão eleitas nesta quinta-feira (13) em solenidade no Palácio do Planalto (Brasília-DF). A intenção da premiação é contribuir para a formação de um “banco de práticas” que servirá de referência para a implementação e a disseminação da Agenda 2030 (projetos sociais, ambientais, econômicos e institucionais). A metodologia Legos, da Paraíba, concorre na categoria “Governo”.

Rede de Cardiologia Pediátrica – A iniciativa de mudar a realidade das crianças com doença cardíaca na Paraíba veio do Governo do Estado. Para atingir este objetivo, foi estabelecida uma parceria com a organização não governamental CirCor.

Em sete anos, a ação já atendeu 221.934 crianças e um total de 1.340 cirurgias. Além da cardiopatia infantil, desde 2017, a Rede funciona também com atenção à microcefalia e à saúde materna