Notícias

Receita faz redesign do portal para tornar serviços mais acessíveis

publicado: 03/05/2019 15h52, última modificação: 03/05/2019 15h52

 

O portal da Secretaria de Estado da Receita (SER) fez uma série de modificações em seu design para facilitar a navegação e o acesso aos mais de 250 serviços e informações oferecidos aos contribuintes e cidadãos. Dados dos Google Analytics mostram que o portal vem crescendo em números de visualizações, usuários e acessos, daí a necessidade de tornar a página da SER-PB mais interativa e melhorar a usabilidade dos contribuintes com o redesign, como forma de acompanhar as ágeis e constantes mudanças dos portais corporativos.

Nos últimos doze meses, por exemplo, a ferramenta de métrica do Google Analytics registrou que a página www.receita.pb.gov.br teve 11,783 milhões de visualizações com 1,213 milhão de usuários. As estatísticas do Google Analytics, que serviram de base para as modificações no redesign do portal, revelam ainda que a página tem 347 mil sessões por mês e acumulou 4,173 milhões em um ano. As sessões equivalem às diversas interações que os usuários têm com o portal, ou seja, o quanto eles demandaram em serviços e/ou informações contidas no portal.

MUDANÇAS – O portal realizou uma série de mudanças como a padronização dos banners e de cores, utilizando como a cor principal o azul, e as secundárias amarela e o vermelho, como forma de dar destaque em algumas partes do portal. A cor preta também realça as siglas dos oito novos banners dos serviços mais acessados.

A ideia do projeto de redesign foi deixar também a página mais enxuta e clean, enquanto a barra de rolamento ficou mais curta e os serviços e informações mais bem distribuídos. Com o redesign do portal, houve também junção das informações e serviços, que estavam espalhados, em um local específico: numa barra horizontal na parte superior da página. Lá ganharam os nomes de Institucional; Buscar Legislação; Portal da Empresa; Portal do Cidadão; e Portal da informação. No Portal da Empresa, por exemplo, estão todos os serviços e informações voltados aos estabelecimentos, enquanto Portal do Cidadão reúne todos os serviços voltados ao cidadão. O campo dedicado à notícia foi ampliado na faixa horizontal do com o layoutpara melhor leitura.

NOVIDADES – Entre as novidades do Portal, que vão facilitar a navegação e o acesso às informações com mais rapidez e riqueza de detalhes, estão oito banners padronizados em cor e tamanho, listando os serviços mais acessados pelos contribuintes e cidadãos, distribuídos na área vertical do lado direito, são eles: IPVA; SER Virtual; conjunto de serviços digitais da SER-PB(e-Fisco); Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e); Documentos Eletrônicos (DOC-e); Redesim; Diário Oficial Eletrônico da SER-PB e Escola de Administração Tributária (ESAT).

Os serviços do IPVA e de busca de legislação também estão de caras novas. Eles foram modernizados para permitir aos contribuintes uma interface mais intuitiva para o acesso com mais qualidade e assertividade. No banner IPVA, que é o serviço mais acessado do portal, o contribuinte ganhou uma série de informações e serviços adicionais sobre o tributo como, por exemplo, um banner amplo sobre o parcelamento de IPVA em até 18 meses com informações; a emissão do IPVA em duas opções (DAR ou Ficha de Compensação), além de calendário, consultas dos débitos, tabela Fipe e legislação.

APERFEIÇOAMENTO DA BUSCA – O novo mecanismo de buscas e consultas de legislação tributária no Portal foi aperfeiçoado para gerar mais assertividade no ato do acesso da legislação. Ela está distribuída por segmentos (Leis, Decretos, Regulamentos; Resoluções, Portarias etc.), mas pode também ser refinado por busca avançada. Para utilizar a pesquisa avançada, o usuário selecione antes o tipo de norma, o ano e o assunto para refinar ao máximo a pesquisa. 

Em tonalidade de amarelo, cinco serviços ganharam também destaque numa barra horizontal na parte inferior do portal (Educação Fiscal; Fórum Permanente de Administradores Tributários - FPAT; Unidade de Referência Fiscal da Paraíba – UFR-PB do Mês; canal de Denúncia e o Diário Oficial do Estado – DOE-PB). Já os avisos importantes da Receita Estadual e as pautas do Conselho de Recursos Fiscais ganharam um novo local no Portal.

Diante da dinâmica da internet e de design de portais com a entrada de novos serviços e demandas dos contribuintes, filtrados pela ferramenta Google Analytics, a equipe responsável pelo redesign revelou que as mudanças no Portal da SER-PB serão cada vez mais constantes. O objetivo será dar cada vez mais fluidez aos serviços e informações na página, com foco na melhora da usabilidade dos serviços e informações pelo usuário, tanto na modalidade desktop como via smartphones (mobile).

EQUIPE RESPONSÁVEL – A equipe responsável pelo novo conceito e modificações do design no Portal da SER-PB foi formada pelo gerente de Tecnologia da Informação da Receita Estadual (GTI), Rômulo Agra; pelo subgerente de Sistemas para Internet da GTI da Receita Estadual, Albano Rocha; pelo subgerente de Desenvolvimento da GTI da Receita Estadual, Márcio Vinícius Maribondo; pelo assessor especial da Coordenação da Assessoria Técnica Tributária da Secretaria de Estado da Receita (CATT-SER), Ramiro Estrela; pelo design gráfico e desenvolvedor Front-End da Indra, Liendson Douglas; e pelo assessor de imprensa da Receita Estadual, Jean Gregório.