Notícias

Racismo estrutural é tema do Ciclo de Debates da FCJA

publicado: 21/09/2020 15h24, última modificação: 21/09/2020 15h24

O tema "Racismo estrutural e democracia brasileira" venceu a votação dos internautas e será debatido no terceiro encontro do Ciclo de Debates Diálogos Presentes, da Fundação Casa de José Américo (FCJA), que acontecerá nesta terça-feira (22), às 9h30.

Com cerca de 52 por cento, o tema foi definido por meio de uma votação, nos canais Google Forms e Instagram. Foram apresentadas três opções e o vencedor competiu com: Por uma nova democracia: a (re) construção democrática na Paraíba; Democracia e desigualdade: os sujeitos de direito e as políticas públicas.

Para debater o tema, foram convidados o professor Waldeci Ferreira Chagas, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a mestra Ana do Coco, do Quilombo do Ipiranga do Conde. A participação especial, com testemunho, é de Abílio Ferreira, do Memorial dos Aflitos de São Paulo. A mediação é da historiadora Ana Paula Brito, gerente operacional dos órgãos setoriais da FCJA. O evento virtual é transmitido pelo canal da FCJA, no YouTube.

O ciclo de debates termina no dia 29, com abordagem do tema Cidadania e Responsabilidade política: eleições de 2020 – 29/set/2020, tendo como discussão: poder feminino na gestão pública / ressignificação do protagonismo social na nova conjuntura / papel dos novos gestores no “novo normal”. As convidadas serão a professora da UFPB, Lizandra Serafim,  e a juíza do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), Micheline Jatobá.