Notícias

Quintais produtivos garantem renda para famílias em Vieirópolis

publicado: 30/07/2021 09h38, última modificação: 30/07/2021 11h56

O sistema de cultivo de hortaliças e fruteiras em quintais produtivos permite que famílias agricultoras do município de Vieiropólis, no Sertão, possam ter uma renda mensal com a comercialização da produção. Orientadas e com assistência técnica continuada disponibilizada pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap, mesmo diante da pandemia da Covid-19, elas conseguem obter renda mensal com a venda ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

As produtoras rurais do Sítio Riacho, Várzea de Carnaúba e Barro Vermelho trabalham em um ou dois quintais produtivos, utilizando o sistema de irrigação por mangueira e aspersão, o que permite durante todo o ano obter produção agrícola de milho, feijão, abóbora, batata-doce, acerola, maxixe, limão, quiabo, coentro, alface, melancia, mamão e outros alimentos.  

Elas têm o acompanhamento do gerente regional da Empaer em Sousa, Francisco de Assis Bernardino e assessoramento dos extensionistas rurais Maria de Melo da Silva e Manoel Chagas. Em face dos resultados obtidos, as agricultoras ressaltam a importância da assistência recebida e dos encaminhamentos para garantir a comercialização de seus produtos, principalmente neste momento de pandemia em que a execução dos trabalhos exige cuidados.

Os quintais produtivos garantem a segurança alimentar e ajudam no desenvolvimento da agricultura sustentável. Em longos períodos de estiagem e poucos recursos financeiros, as famílias trouxeram para mais perto de suas casas as atividades agrícolas, e isso tem permitido, inclusive, a venda do excedente da produção.