Notícias
Queixas de dores diversas lideram atendimentos do final de semana no hospital de Coremas
Dos 101 atendimentos realizados no plantão deste final de semana (21 a 23), na Urgência do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, 31 casos foram de pessoas se queixando de dores. A segunda maior causa de atendimentos na unidade, das 18h da sexta-feira (21) até a meia-noite de domingo (23), foi de síndrome gripal, com 11 casos e, em terceiro lugar, pessoas com crise hipertensiva, com 10 casos registrados.
Além destes atendimentos, o hospital registrou vários casos de pessoas com retenção urinária, com quadro de dispneia, amigdalite, cefaleia, reação alérgica, crise nervosa, além de vítimas de quedas e de sinistros de trânsito, com três casos de acidentes com motos. Os plantões dos três dias foram quase equivalentes em quantitativo de pacientes atendidos. No sábado (22), 36 pessoas foram admitidas na urgência do hospital, no domingo, outras 35 e na sexta-feira foram mais 31 pessoas.
A diretora geral Josielma Oliveira relata que os casos de atendimentos mais frequentes se repetem quase sem alterações nos relatórios dos plantões. “O que muda de plantão para plantão é o quantitativo de pessoas atendidas, mas as nossas maiores demandas são sempre similares na área de clínica médica de baixa complexidade”, afirma a diretora. Ela destaca que tanto neste quanto no plantão da semana passada, excepcionalmente, foram registrados casos de atendimento de crises nervosas, sem nenhuma relação uma com as outras. “No plantão da semana passada, foram cinco casos e, nesta, mais três casos”, afirmou ela.
O Hospital e Maternidade Estevam Marinho funciona de portas abertas para a demanda que surgir dentro do espectro de assistência ofertada pelo hospital que é urgência e emergência de baixa complexidade, clinica médica e maternidade, além do Opera Paraíba, com cirurgias de Catarata.