Notícias

Quedas lideram atendimentos no Hospital de Trauma de João Pessoa no fim de semana

publicado: 24/05/2021 09h44, última modificação: 24/05/2021 09h44

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou durante o fim de semana 271 atendimentos, sendo que 111 foram considerados casos graves ou gravíssimos. Nesse período, a unidade de saúde realizou 40 procedimentos cirúrgicos de alta e média complexidade. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da zero hora do sábado (22) até às 23h59 do domingo (23).

Durante o fim de semana, as ocorrências envolvendo quedas lideraram as entradas da emergência, com 66 casos, superando acidentes de moto (50). Outros casos de emergência registrados na unidade de saúde foram corpo estranho (28), agressão física (12), acidente de automóvel (seis), acidente de bicicleta (seis), queimadura (quatro), arma de fogo (quatro), arma branca (dois) e atropelamento (dois).

O bairro de Mangabeira lidera os atendimentos com 17 entradas, seguido por Valentina (11), Pedro Gondim (10), Cruz das Armas (10) e Bairro das Industrias (oito). Já em relação aos municípios, Santa Rita lidera com 22, seguida por Bayeux (11), Cabedelo (oito), Mamanguape (dois) e Lucena (dois).

Perfil - O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena atende casos de urgência e emergência, contudo, muitos procuram a instituição para atendimentos clínicos, não levando em consideração o tipo de assistência prestada pela unidade de saúde, voltada para situações de média e alta complexidade, a exemplo de vítimas de trauma (acidentes e desastres), violência, queimadura, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e hemorragias digestivas.