Qualificação de profissionais do Suas humaniza atendimento à população LGBTQIAP+

publicado: 02/07/2021 15h24, última modificação: 02/07/2021 15h24

Sensibilizar e humanizar o atendimento prestado à população LGBTQIAP+ nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Regionais e Municipais, Municípios Vinculados e Equipamentos de Acolhimento Regionais. Esse foi o objetivo do Encontro Virtual do Assessora Sistema Único de Assistência Social (Suas), realizado nessa quarta (30) e quinta-feira (1º), pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), por meio das Gerências Executiva da Proteção Social Especial e de Gestão do Trabalho, em parceria com a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana.

O tema do encontro foi "O Enfrentamento da LGBTQIAP+fobia e a rede de proteção social no âmbito da Política de Assistência Social". Na ocasião, foram apresentadas orientações práticas para qualificar a atuação dos profissionais do Suas, por meio da troca de experiências entre os participantes. A formação foi ministrada pelos profissionais dos Centros de Referência LGBTQIAP+ de João Pessoa e Campina Grande, tendo como público alvo os profissionais dos equipamentos de acolhimento.

Segundo a gerente executiva da Proteção Social Especial da Sedh, Ana Paula Sales de Medeiros, durante o encontro de qualificação dos profissionais que estão nos equipamentos do Suas, buscou-se garantir e assegurar um espaço de respeito e acesso integral às demandas de toda a população LGBTQIAP+ da Paraíba. “Durante a qualificação, chamamos atenção para aspectos visando à melhoria na acolhida do público LGBTQIAP+ nos equipamentos públicos, com observância para o uso do nome social, que é a identificação através da qual as transgêneros e travestis se reconhecem e são reconhecidas socialmente; a prevenção de conflitos e discriminação, além da escuta ativa dessa pessoa quando da busca dos serviços”, alertou a gerente.

A coordenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) de Barra de Santana, Valdileni da Silva Barbosa, comentou que os Creas realizam os encaminhamentos necessários à reparação de violações de direitos, destacando a importância da relação entre a política nacional de assistência social e população LGBTQIAP+.  “Embora estes Creas não tenham demanda considerada, é importante esse debate, é importante mostrar, trazer à sociedade a Assistência Social como uma política pública e constituinte da seguridade social, para que saiba como agir frente a uma demanda identificada, e para onde encaminhar”, afirmou Valdilene.

A coordenadora do Centro Estadual de Referência LGBTQIAP+ em Campina Grande, Laura Brasil, falou da importância dessas formações: “Foram pensadas para a promoção da cidadania da população LGBTQIAP+ no estado. Encontros de sensibilização, tensionamento, com intuito de formar todos os profissionais desses equipamentos para que se tornem replicadores e agentes ativos na promoção da garantia de direitos dessa população. Com isso entendemos a importância da política ser trabalhada em rede, para que assim consigamos articular, enredar, capilarizar o serviço cada vez mais, chegando mais perto de usuários e usuárias”, declarou.