Publicado o resultado final da etapa de habilitação Prêmio Artesanto Vivo

publicado: 01/08/2024 17h39, última modificação: 01/08/2024 17h42

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba, publicou nesta quinta-feira (1º) o resultado final da etapa de habilitação do Prêmio Artesanato Vivo. Após essa primeira fase da seleção, 207 projetos seguem na disputa para a premiação, que ao todo vai investir R$ 600 mil em recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) de Fomento à Cultura.

O prêmio é destinado para artesãs e artesãos, mestras e mestres do artesanato, que tenham no currículo uma trajetória artística que contribua com a disseminação e a preservação da cultura na Paraíba. E, ao fim de tudo, 120 trabalhadores do artesanato paraibano vão ser contemplados com um valor de R$ 5 mil cada.

No início do processo, 272 projetos foram inscritos, de forma que mais de 76% deles foram habilitados. Isso significa que a maioria das inscrições conseguiu reunir a documentação exigida e comprovar que atende aos pré-requisitos elencados. Agora, cada uma das inscrições consideradas habilitadas vai ser submetida à etapa de análise de objeto, quando os projetos vão ser avaliados por analistas externos, de fora da Paraíba, que atribuirão notas de 0 a 10 para cada proposta.

Vão ser observadas questões como tempo de ofício, moradia em área de favela, comunidade periférica ou zona rural, ações práticas que contribuam para a transmissão do conhecimento do artesanato, reconhecimento da comunidade em que vive como mestra ou mestre do artesanato, participação em feiras de artesanatos e declaração de reconhecimento do trabalho exercido emitidas por instituições públicas ou privadas.

Para Pedro Santos, secretário de Estado da Cultura, o Artesanato Vivo atende a um segmento de fundamental importância para o setor cultural paraibano e que representa uma incrível diversidade do fazer artístico, que ainda por cima é extremamente descentralizado e contempla representantes de todas as regionais de cultura da Paraíba.

“A grande adesão de artesãs e artesãos e o número relativamente baixo de projetos inabilitados é fruto de um esforço da Secult-PB de levar a informação a todos os recantos da Paraíba, de tirar dúvidas, de promover oficinas didáticas para explicar o processo de inscrição. Queríamos promover isso. A possibilidade de que as pessoas pudessem de fato concorrer ao prêmio”, destacou Pedro Santos.

O resultado preliminar da análise de objeto do Prêmio Artesanato Vivo está previsto para ser publicado no dia 20 de agosto. Já o resultado final deve ser divulgado em 3 de setembro.