Notícias

Psicologia do Hospital de Trauma de João Pessoa realiza 188 mil atendimentos em 2022

publicado: 25/01/2023 16h58, última modificação: 25/01/2023 16h58

Em uma unidade de emergência, onde paira o risco iminente de morte, o psicólogo exerce um papel muito importante de minimizar o profundo sofrimento psíquico e o impacto causados em um momento trágico na vida do paciente. Somente em 2022, o setor de Psicologia do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou 187.855 atendimentos aos pacientes e familiares. 

De acordo com a coordenadora da Psicologia, Alice Vieira, o setor abrange todas as áreas da unidade de saúde. “É importante salientar que atendemos em todas as áreas, assim distribuídas: urgência e emergência, enfermarias, CAATI, Opera PB, Unidades de Terapias Intensivas (UTIs), além de outras demandas como atendimentos aos colaboradores, pré e pós-operatórios de cirurgia e pareceres”, ressaltou.

Para Alice, o serviço que o setor oferece é extremamente valioso. “Nossa equipe atende todos os dias, ouvindo e fazendo intervenções, dando sempre o nosso melhor para os pacientes. Têm determinados casos que é preciso acompanhar mais de perto, como os acidentes graves de trânsito, queimaduras e etc, damos suporte diariamente. No dia a dia, é muito gratificante saber o quão importante é a psicologia no hospital”, frisou.

Alice Vieira lembra do caso de um jovem de 26 anos, vítima de um grave acidente de moto, que o deixou paraplégico. “A psicologia acompanhou esse paciente diariamente, desde a entrada até a sua saída, prestando atendimento a vítima, família e amigos. Trabalhamos com ele o enfrentamento dessa situação, os aspectos positivos da vida e a nova realidade”, completou.

Serviço – O serviço de Psicologia do Hospital de Trauma realiza atendimentos em todos os setores do complexo hospitalar, ininterruptamente. Atualmente a equipe é composta por 20 profissionais, que trabalham em regime de plantão, organizados por uma escala de trabalho.