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Prontuário afetivo reforça atendimento humanizado no Hospital de Trauma de João Pessoa

publicado: 17/03/2022 10h37, última modificação: 17/03/2022 10h37

Música preferida, comida que mais gosta, nome de um livro, do esporte favorito e profissão. São muitas as informações que podem definir a pessoa por trás do paciente. E são esses detalhes que constroem o prontuário afetivo dos internados no Centro de Assistência Avançada no Trauma do Idoso (CAATI), do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa.

O prontuário afetivo do Centro é uma maneira simples de acolher os pacientes idosos por meio de um atendimento mais humanizado. De acordo com o diretor-geral da unidade de saúde, Laecio Bragante, o objetivo é ir além do prontuário convencional, que foca em questões técnicas da saúde do paciente. “Pequenas atitudes como essa proporcionam um momento de interação único entre a equipe assistencial e paciente, de modo a sempre relembrar que o paciente é um indivíduo com gostos e amores, não apenas um histórico de doenças, exames e medicamentos em prescrição”, frisou.

A coordenadora do setor de Psicologia, Alice Vieira, destaca a importância desta ação para resgatar a subjetividade dos pacientes e reforçar o vínculo entre os familiares e a equipe assistencial. “Essa intervenção é um dos meios que o próprio paciente sente o quanto que ele é importante e querido. É um resgate dessas afetividades das relações humanas e também contribui para uma assistência mais humanizada”, ressaltou.

Para a coordenadora de enfermagem do CAATI, Elaine Moraes, tem sido muito gratificante trazer o prontuário afetivo para os internos. “Eles, após sofrer uma queda, tendem a ficar depressivos, com medo da recuperação. E o prontuário afetivo, tem despertado sorrisos e levado os profissionais a conhecerem a história de vida deles. Estamos mostrando que estamos cuidando do amor de alguém, que aquela pessoa é a esposa, esposo, a mãe, marido, a avó e avô de alguém”, explicou.