Notícias

Projeto Vacina Mais Paraíba capacita agentes comunitários de saúde para melhorar cobertura vacinal

publicado: 16/01/2023 16h10, última modificação: 16/01/2023 16h12
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
capacitação acs_03.jpeg
capacitação acs_01.jpeg
capacitação acs_04.jpeg
capacitação acs_02.jpeg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Imunização, iniciou a capacitação de todos os agentes comunitários de saúde (ACS) para fortalecer o calendário vacinal. Serão 135 turmas ao todo e o intuito é melhorar as coberturas vacinais do estado. As primeiras turmas aconteceram nos municípios de Santa Cecília, Remígio e Arara.

A ação faz parte do Projeto Vacina Mais Paraíba e de acordo com a chefe do Núcleo de Imunização da SES, Márcia Mayara, o objetivo é capacitar os ACSs com a atualização do calendário vacinal. Ela explica que a secretaria iniciou o processo capacitando os coordenadores de imunização das Gerências Regionais de Saúde e apoiadores e agora eles estão replicando o conteúdo dentro dos municípios.

“A capacitação traz a importância dos agentes comunitários para resgatar as altas coberturas vacinais em seus territórios. Eles são o elo de ligação entre as famílias e os serviços de saúde, e por isso podem contribuir muito para manter a caderneta da criança atualizada. A agenda é composta por uma parte teórica e oficinas trabalhando o calendário vivo. A ideia é que este ano a Paraíba continue apresentando bons resultados e que possamos atingir as metas das coberturas vacinais”, pontua.

O Projeto Vacina Mais Paraíba foi lançado em julho de 2022 e tem como propósito trabalhar no desenvolvimento de ações de fortalecimento em três eixos: qualificações – para o fortalecimento da operacionabilidade dos imunobiológicos pela assistência; comunicação – fortalecendo a importância da vacinação, estabelecendo uma rede de colaboração interinstitucional para buscar a melhoria da cobertura vacinal e sistemas de informação – aprimorando o fluxo de registro, análise e trabalho com os dados vacinais.