Notícias

Projeto Roda-Hans inicia atendimentos para diagnóstico precoce da hanseníase em Santa Rita

publicado: 03/10/2023 17h57, última modificação: 03/10/2023 18h00
1 | 3
2 | 3
3 | 3
WhatsApp Image 2023-10-03 at 17.57.54 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-10-03 at 17.57.54.jpeg
WhatsApp Image 2023-10-03 at 17.57.55.jpeg

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou, nesta terça-feira (3), os atendimentos do Projeto Roda-Hans: Carreta da Saúde – Hanseníase, em Santa Rita. A iniciativa tem como objetivo diagnosticar precocemente novos casos, assim como capacitar os profissionais da atenção primária para a identificação e tratamento da doença.
O projeto é uma parceria entre Governo da Paraíba, Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Dermatologia e municípios. A caravana percorre os territórios brasileiros com maior incidência de casos da hanseníase. Atualmente, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial, ficando atrás apenas da Índia.

A chefe do Núcleo de Doenças Endêmicas da SES, Anna Stella Pacha, explicou que o intuito é descentralizar o atendimento e chamar a atenção de profissionais como médicos e enfermeiros para realizarem triagem de forma adequada, referenciando somente os casos que realmente necessitem de um especialista.

“Por muito tempo ficamos dependentes de um serviço de referência, onde tinham dermatologistas que trabalhassem com a doença e que era muito difícil o acesso, geralmente estavam nas capitais. Então o objetivo da ação itinerante é evitar que a população se desloque para outras cidades à procura de diagnóstico e tratamento”, pontuou.
Com 20 casos em tratamento, Santa Rita está entre os municípios com maiores números de diagnósticos. De acordo com o hansenólogo e consultor do Ministério da Saúde, João Francisco Neto, durante a permanência da caravana na cidade serão ofertados à população serviços de avaliação de contato com teste rádio e a avaliação de pessoas com manchas, com dormência, perca de sensibilidade.

O especialista explica ainda que a transmissão da doença não se dá por contato imediato. “Para a contaminação precisa haver contatos próximos e prolongados, o que ocorre, geralmente, com quem vive na mesma casa. E esse contágio acontece por meio das vias aéreas superiores. É muito importante dizer que a hanseníase tem cura e o tratamento é dado gratuitamente pelo SUS”, concluiu.

Para Maria das Graças, 50 anos, doméstica, o atendimento oferecido pelo projeto é motivo de comemoração. Desde que seu esposo foi diagnosticado com a doença, há cerca de um ano, ela precisou se deslocar várias vezes a João Pessoa, para realizar o tratamento.
“Estou tão grata de estar aqui hoje com essa parceria, com os médicos que estão aqui atendendo a gente muito bem. Quero agradecer a todos que estão fazendo esse trabalho que é muito importante, porque a gente já não tem muitos benefícios, e com tudo a gente gasta. Tendo esse serviço aqui, em Santa Rita, é muito bom, não tem coisa melhor do que tratar meu marido aqui.”, disse.

O Projeto Roda-Hans: Carreta da Saúde irá passar por cinco municípios paraibanos, contemplando três Gerências Regionais de Saúde. Após finalizar o atendimento em Santa Rita, na sexta-feira, dia 6 de outubro, a caravana seguirá para Cabedelo (9 a 11/10), Pedras de Fogo (16 a 18/10), Juripiranga (19 a 20/10), concluindo sua passagem pelo estado na cidade de Guarabira (23 a 27/10).