Notícias

Projeto revitaliza acervo audiovisual da Fundação Casa de José Américo

publicado: 13/08/2024 10h58, última modificação: 13/08/2024 10h59
1 | 3
2 | 3
3 | 3
matéria-13-08-2024-projeto-acervo-audiovisual-Foto-3 Divulgação.jpeg
matéria-13-08-2024-projeto-acervo-audiovisual-Foto-1 Divulgação.jpeg
matéria-13-08-2024-projeto-acervo-audiovisual-Foto-2 Divulgação.jpeg

O acervo audiovisual da Fundação Casa de José Américo (FCJA), em João Pessoa, que inclui conteúdos de imagens e memórias, passa por um processo de revitalização. O objetivo é pesquisar sobre o material audiovisual conservado na instituição, tratando de questões técnicas referentes à catalogação, organização, higienização, manuseio, guarda e mudança para o suporte digital.

Denominada ‘Acervo audiovisual da FCJA: imagem e memória’, a atividade compõe um dos subprojetos que integram o projeto-geral ‘Preservação da memória e difusão educativa, cultural e científica do acervo da Fundação Casa de José Américo’, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB).

A coordenação do subprojeto é do professor e pesquisador João de Lima Gomes, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que conta com uma equipe de pesquisadores e de iniciação tecnológica, oriundos de várias áreas, composta por Cristiane Dias, Edmilson Júnior, Eduardo Silva, Ana Thereza Dantas, Adilson Silva e Hélder Nóbrega.

João de Lima destaca que o resultado da produção do material, ao contextualizar a produção e as temáticas abordadas nos filmes e vídeos, com sua preservação e difusão do acervo pelo valor artístico e histórico, se inscrevem entre os produtos culturais. Acrescenta que serão relevantes para a formação da cidadania, como patrimônio de interesse público e social.

Atualmente, as atenções estão voltadas para o mapeamento das ações de comunicação dos acervos institucionais dos ex-governadores José Américo de Almeida e Tarcísio Burity, registros considerados importantes para a história da Paraíba. Essas fases da pesquisa estão previstas para terminar em março de 2025. O resultado do subprojeto prevê a publicação de catálogos, seminário de avaliação aberto ao público, com mostra dos materiais salvos por esse processo e artigo acadêmico, abordando os conteúdos pesquisados nos acervos.

O 'Projeto de preservação da memória e difusão educativa, cultural e científica do acervo da Fundação Casa de José Américo', com coordenação-geral da professora Lúcia de Fátima Guerra Ferreira, é realizado pela FCJA por meio de uma parceria com a Fapesq-PB, e tem o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (Secties-PB).