Projeto Mandala: universitários conhecem sistema assistido pela Empaer em Campina Grande

publicado: 09/05/2024 11h44, última modificação: 09/05/2024 15h16
Uninassau2 09-05.jpg

Alunos universitários do curso de Medicina Veterinária da Universidade Maurício de Nassau, em Campina Grande, visitaram a área de cultivo em sistema Mandala na Comunidade Fazenda Velha, naquele município, para aula prática sobre Extensão Rural. O grupo foi acompanhado por extensionistas da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

O Projeto Mandala, além de trabalhar com o cultivo orgânico, possibilita ao produtor rural melhor condição de vida no campo, alimentação saudável, renda familiar com a comercialização do excedente e proporciona, também, a preservação do meio ambiente.

Recebidos pelo agricultor Alfredo Pedro da Silva, os estudantes conheceram a organização da cooperativa, uma rica experiência sobre toda a cadeia produtiva desse sistema. Puderam ver também o processo de comercialização junto ao mercado local e aos programas de compras governamentais, como o PAA e Pnae.

O agricultor Alfredo foi atendido pela Emater e agora Empaer por mais de 25 anos, trabalha com a criação de suínos e bovinos de corte e de leite, tem plantação de mandioca, hortaliças com destaque para alface e coentro, além da criação de peixes.

“Ele é um agricultor que recebe assistência técnica continuada da Empaer. Atualmente é atendido pela equipe de extensionistas da gerência regional em Campina Grande”, informou o gerente regional da Empaer, Ailton dos Santos.

Durante a visita, os universitários foram acompanhados do professor Antônio Gutemberg da Silva. Na plantação, não é utilizado nenhum tipo de agrotóxico e o adubo vem da própria água, que é nutrida com os recursos naturais, de forma sustentável. Esse sistema de produção, adequado para pequenos produtores rurais, apresenta excelentes resultados econômicos e sociais.