Projeto Interatos leva duas peças gaúchas para Campina Grande

publicado: 22/05/2019 09h44, última modificação: 22/05/2019 09h45
22_05_19 Projeto Interatos, da Funesc, leva duas peças gaúchas para Campina Grande (1).jpg

- Foto: Divulgação - Andrea Seligman

O fim de semana será voltado para o teatro em Campina Grande. Neste sábado (25) e domingo (26), a cidade vai receber dois espetáculos gaúchos da companhia Loucos de Palco, através do projeto Interatos mostra e formação permanente de teatro, dança e circo, realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). No sábado, às 20h, tem ‘Dois perdidos numa noite suja’. Já no domingo, ‘Dom Quixote’, às 16h. As duas apresentações serão no Teatro Municipal Severino Cabral, com entrada gratuita.

‘Dois perdidos numa noite suja’ tem texto de Plínio Marcos. Jadson Silva e Anderson Farias estão em cena. A direção é de Jadson. O espetáculo foi concretizado graças a um Fundo Municipal de Cultura e ao Sesc da cidade de Santa Roza (RS). Já ‘Dom Quixote’, clássico de Miguel de Cervantes em que o protagonista que vive suas aventuras ao lado do fiel escudeiro Sancho Pança, ganhou texto de Rafael Barcellos e direção de Jadson Silva que estará em cena na pele do nobre fidalgo acompanhado de Anderson Farias, que vive seu fiel escudeiro.

Parcerias e patrocínio - A Fundação Espaço Cultural da Paraíba, com patrocínio do Bradesco, realiza, mensalmente, o projeto Interatos, colocando o estado no roteiro das principais produções de teatro, dança e circo do país. O evento conta, ainda, com apoio da PBGás e Hotel Ambassador e tem parceria com o Grupo Lavoura de Teatro.

Realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba, o ‘Interatos – Mostra e Formação Permanente de Dança’ promove mensalmente apresentações e atividades formativas (oficinas, cursos, debates, rodas de conversa, seminários) com artistas paraibanos, nacionais e internacionais.

Sob gerência de Ângela Navarro, o setor de Dança tem programação regular nos equipamentos da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), em João Pessoa, complexo cultural com uma das maiores áreas construídas na América Latina, que possui entre seus equipamentos uma escola de dança, com cerca de 500 alunos.

Já a parte de Teatro tem coordenação de Suzy Lopes e mantém um curso anual de formação, além de oficinas e montagens teatrais. A gerência de circo tem à frente Diocélio Barbosa e conta com a Escola Livre de Circo Djalma Buranhêm, onde são realizados cursos de formação regulares e atividades lúdico-educativas para jovens, adultos, crianças e bebês.

Sinopses

Dois Perdidos numa Noite Suja - Tonho e Paco dividem um quarto no subúrbio de uma cidade grande, ambos com sonhos e objetivos em suas vidas, numa medida desesperada de mudança eles serão vítimas das próprias ambições. Uma tragédia carioca assinada pelo grande dramaturgo brasileiro Plínio Marcos que mostra de maneira minuciosa a falta de oportunidade e a exploração do ser humano pelo próprio ser humano. A amizade e o companheirismo são o tema para esse drama inteiramente humano. Gênero: Drama. Duração: 75 minutos. Classificação etária: 16 anos.

Dom Quixote - É a história de um homem que de tanto ler livros de aventuras e cavalarias, um dia pegou o elmo de seu bisavô e saiu pelo mundo na esperança de vivê-las. No mundo em que vivemos é importante sempre dar para a criança e o adolescente a oportunidade de escolher os caminhos que seguirão. É importante também que eles saibam o quanto suas escolhas terão significado em suas vidas. Visando isso, “Dom Quixote” é um espetáculo onde se vê o quanto é precioso saber sonhar, lutar e nunca se conformar com a vida que se leva, onde a cada piscar de olhos se pode crescer e descobrir onde estão os “gigantes” e os “moinhos de vento” em nossas vidas. Gênero: aventura. Duração: 45 minutos. Classificação etária: 7 anos.

Teatro - Campina Grande

20h - Espetáculo Dois Perdidos Numa Noite Suja, com Loucos de Palco (RS)

Local: Teatro Municipal Severino Cabral, Centro, Campina Grande, PB

Acesso: gratuito