Notícias
Projeto do Hospital de Trauma de Campina Grande surpreende pacientes com ‘Dia do Desejo’
A manhã dessa quinta-feira (19) certamente vai ficar guardada na memória da paciente Rita de Cássia Martins, de 64 anos. Internada há 40 dias no Hospital de Trauma de Campina Grande, ela foi uma das participantes do projeto “Dia do Desejo", desenvolvido pelo setor de Nutrição e Dietética da unidade de saúde.
A paciente chegou ao hospital em estado grave, sentindo muita dor e febre. De acordo com o diretor técnico do hospital, Sebastião Viana, Rita precisou passar por uma cirurgia de vesícula e mais três procedimentos endoscópicos. Um dos exames realizados serve para diagnosticar doenças no trato biliar e pancreático. Na Paraíba, o Hospital de Trauma de Campina Grande é o único a realizar esse tipo de exame.
“A paciente chegou aqui muito grave, e logo foi submetida aos primeiros procedimentos endoscópicos, utilizando todos os recursos em termos de profissionais e equipamentos oferecidos pelo Hospital de Trauma, que têm refletido na sua recuperação”, contou.
Depois do susto e apresentando um quadro clínico bem melhor, com previsão de alta para os próximos dias, Rita foi surpreendida com a visita da nutricionista Carmen Spá, que levou para a paciente um doce preparado sem glúten, sem lactose e sem açúcar, seguindo a dieta permitida para a fase de tratamento em que ela se encontra.
“Ela já passou por várias dietas, e hoje está comendo normal, dentro das possibilidades, mas tem coisas que ela ainda não pode consumir, como doce e gordura. Então proporcionar o ‘Dia do Desejo’ para Rita também foi muito emocionante e recompensador para mim", comemorou a nutricionista.
Bastante emocionada, a paciente provou, aprovou e agradeceu. “É um carinho muito grande. Aqui não me faltou nada, e hoje ainda tive essa surpresa. Obrigada”, disse Rita.
O projeto “Dia do Desejo” ocorre uma vez por mês, oferecendo aos pacientes alimentos diferentes dos que são servidos no hospital.