Notícias

Projeto do Cearte faz ação cultural e oficinas de arte em Picuí

publicado: 21/03/2018 00h00, última modificação: 22/05/2019 15h51
Oficina-do-Circulandô.jpg

O Projeto Circulandô, do Centro Estadual de Carte (Cearte), estará na cidade de Picuí, a partir desta sexta-feira (23) até o domingo (25). O projeto chega com oficinas de iniciação e aprimoramento das linguagens artísticas nas áreas de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro, Audiovisual e Literatura. Além das oficinas, haverá a exibição de curtas metragens paraibanos na Praça Quiosques.

O Circulandô é um dos projetos que compõem o Programa de Extensão do Cearte e faz ações culturais no estado para a interiorização do ensino da arte desde 2013.

A equipe é composta por dez integrantes, e uma das prerrogativas do projeto consiste na circulação dos professores que ofertam as oficinas, daí, também, a escolha do seu nome. Outro objetivo é atrair professores do ensino público para que possam reciclar conhecimentos aprendendo novas técnicas oferecidas nas oficinas.

A primeira edição do Circulandô foi realizada na cidade de São Miguel de Itaipu. “De lá para cá, foram 16 edições que estiveram em diversas cidades [as vezes mais que uma vez]: São Miguel de Itaipu, Salgado de São Félix, Frei Martinho [duas vezes], São José dos Ramos, Mamanguape, Bananeiras, Guarabira [duas vezes] e Rio Tinto, Mataraca, Sapé, Catolé do Rocha e Lagoa de Dentro. Esta décima sétima edição será na cidade de Picuí”, explica Odécio Antônio, coordenador do projeto.

Em Picuí, serão oferecidas oficinas de Cinema, Canto, Teatro, Dança e Diário Gráfico. Todas serão ministradas entre os dias 24 e 25, das 7h30 às 11h30, na Escola Ana Maria. Já as sessões de cinema ocorrerão no dia 23, na Escola Ana Maria, às 19h, e dia 24, às 19h na praça Quiosques. Os curtas contarão com uma programação infantil e outra para adultos. A programação é formada, principalmente, por curtas paraibanos.

 

Serviço:

Oficinas oferecidas entre os dias 24 e 25:

Cinema de Bolso – ministrada por Rodrigo Aragão – público: estudantes de escolas públicas, número de alunos :15-20.

Coral “Canto Nação Cariri” – ministrada por Hildemburgo Hipólito – público: crianças a partir de 10 anos jovens e adultos, número de inscritos 12.

Oficina diário Gráfico – ministrada por Maurílio Estrela – público: Acima de 14 anos, número de alunos 15.

Teatro – ministrada por Soraya Souza: público: adolescentes e pré-adolescentes – 11-16 anos, número de alunos 20.

Dança, alongamento e consciência corporal para terceira idade. – ministrada por Ana Marques: Público: melhor idade – a partir dos 50 anos – número de alunos 20.

Sessões de Curtas

Dia 23 – Escola Ana Maria – às 19h

Dia 24 – Praça Quiosques – às 19h