Notícias
Projeto Cinema Comentado apresenta o filme “Close” na Fundação Casa de José Américo
O projeto Cinema Comentado, coordenado pelo crítico de cinema Andrés Von Dessauer, realiza nova sessão na Fundação Casa de José Américo (FCJA), nesta sexta-feira (24), às 18h30. O filme escolhido é um dos concorrentes ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro deste ano, o belga “Close”, do cineasta Lukas Dhont.
A nova obra de Dhont (que dirigiu “Girl – O Florescer de Uma Garota”, de 2018, seu primeiro longa) fala sobre a amizade entre dois meninos de 13 anos, Léo e Rémi. Eles são amigos tão próximos que a turma da escola começa a desconfiar de que são um casal. Para encerrar essa polêmica, um deles parte para os esportes radicais, enquanto o outro desaparece discretamente. “O filme sublinha, na sua primeira parte, a forte ligação entre os dois. Já a segunda parte está dominada pela tremenda dificuldade de um dos rapazes de administrar o sentimento de perda do seu melhor amigo”, diz Andrés.
De acordo com ele, a temática de “Close” tece uma malha sobre a confiança e a aceitação do início da adolescência, ao mergulhar em uma lenta abordagem sobre negação, raiva, culpa, revolta e, por fim, aceitação e cura. “Lidar com a perda é algo recorrente na Sétima Arte, no entanto, raramente um filme foi tão estético quanto este – que não levou o Oscar, mas merece ser exibido na Fundação Casa José Américo”, pontua.
Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2022 e Prêmio do Festival de Cinema de Sydney de 2022, “Close” perdeu do Oscar para o alemão “Nada de novo no front”, de Edward Berger. “O filme belga está fora da curva, enquanto o que ganhou a estatueta está dentro do esperado, por seguir a tradição da Academia, dos eternos filmes de guerra”, conclui o crítico.