Projeto Cine Transformar contempla socioeducandos do Lar do Garoto

publicado: 16/08/2022 15h13, última modificação: 16/08/2022 15h13
IMG-20220809-WA0111.jpg
IMG-20220809-WA0068.jpg

O projeto Cine Transformar da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), a partir de agora, também contemplará os socioeducandos que cumprem medidas judiciais no Complexo Lar do Garoto Padre Otávio Santos, em Lagoa Seca.

Atualmente, o projeto, desenvolvido pelo setor Esporte, Cultura e Lazer (Diretoria Técnica), vem sendo executado em João Pessoa: no Centro Educacional do Adolescente - CEA, no Centro Socioeducativo Edson Mota - CSE, no Centro de Atendimento Socioeducativo Ria Gadelha e no Centro Socioeducativo de Semiliberdade (por Orlando Macena Júnior); em Sousa: no Centro Educacional do Adolescente – CEA (por Alexandro Fernandes de Sousa); e agora, em Lagoa Seca: Complexo Lar do Garoto, seguindo a mesma matriz do projeto.

Para o presidente da Fundac, Flavio Moreira, a implantação do Cine Transformar no Lar do Garoto atende a proposta pedagógica e educativa de transformar vidas e contribuir com o processo de ressocialização de adolescentes e jovens internos nas unidades socioeducativas.

Segundo Nilton Santos, coordenador de Esporte, Cultura e Lazer da Fundac, a implantação do projeto no Lar do Garoto foi um grande desafio para a Diretoria Técnica da Fundac. “Nossa missão é inserir na proposta pedagógica dos adolescentes uma mensagem transformadora que estimula o debate e a reflexão através da arte (cinema)”, comentou.

Durante a primeira semana de implantação do Cine Transformar no Lar do Garoto, 15 socioeducandos tiveram a oportunidade de assistir a exibição do curta-metragem intitulado "Palavras em Liberdade", produzido por adolescentes em medidas socioeducativas no Distrito Federal. A atividade aconteceu nos dias 09, 10 e 11 de agosto e foi seguida de debate com a participação do diretor Márcio Brandão que foi essencial nas intervenções junto aos adolescentes.

A proposta do facilitador Edno Rodrigo dos Santos Silva, oficineiro responsável pela execução do projeto no Lar do Garoto, é multiplicar e fortalecer o Cine Transformar, que já é realidade em outras unidades socioeducativas e ser um diferencial na vida desses adolescentes e jovens, contribuindo com processo de transformação, protagonismo juvenil, autoestima e inclusão social e cultural dos socioeducandos, modificando a realidade através do audiovisual.