Projeto Cine Enem tem estreia do filme ‘O dia da boa notícia’ e contextualiza com ciências sociais

publicado: 31/10/2022 12h26, última modificação: 31/10/2022 12h29
dia da boa notícia.jpeg

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e a Feira Literária de Campina Grande (Flic) realizam, nesta terça-feira (1º), a última edição da temporada 2022 do ‘Cine Enem’. Às 14h, será exibido o curta ‘O dia da boa notícia’, dirigido por Lucas Zacarias e João Paulo Vicente. Em seguida, haverá debate com Antônio Simões, professor do curso de jornalismo da UEPB, contextualizando com a área de ciências sociais.

A atividade é gratuita e acontece no Cineteatro São José, em Campina Grande, tendo como público-alvo estudantes do ensino médio. Ao final de cada sessão, professores fazem uma contextualização da obra exibida com matérias do ensino médio, trazendo assuntos da atualidade. Depois de dois anos no formato digital, o projeto volta a receber o público com encontros presenciais, oferecendo aulas diferenciadas de preparação para o Enem 2022.

Os encontros acontecem quinzenalmente, sempre às terças-feiras. Temas mais frequentes nas provas do Enem são revisados, a partir da leitura de filmes exibidos pouco antes da aula. Os comentários são feitos por uma equipe de professores com experiência em preparação para o Enem, que este ano acontece em novembro.

Para a temporada 2022, a organização do projeto fechou parceria com a 3ª Regional de Ensino, garantindo a ida de alunos de diferentes escolas da rede pública do Estado, sendo também de livre acesso ao público em geral.

Sinopse do filme -  O curta-metragem aborda a curiosa história da redação do portal IG que institui o "o dia da boa notícia", no qual apenas relatos positivos seriam publicados pelo site. O portal só não contava que a data escolhida para a campanha fosse a mesma que os ataques às Torres Gêmeas. Somente após a explosão do segundo avião, às 10h03, as péssimas notícias do 11 de setembro ganharam destaque na homepage. Dirigido por Lucas Zacarias e João Paulo Vicente, tenta explicar o que estava por trás da iniciativa (uma ação de marketing), descreve a cronologia do desastre jornalístico e discute o conceito de boa notícia.

Professor convidado - Antonio Simões é doutor em Ciências Sociais, mestre em Comunicação, jornalista e professor do curso de Jornalismo da UEPB. Como repórter no jornal Diário do Nordeste, em Fortaleza, conquistou prêmios de âmbito local, regional e nacional. Na UEPB, foi finalista do VII Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo.

CINE Enem 2022

Local: Cineteatro São José, Campina Grande

Filme: O dia da boa notícia (estreia)

Diretores:  Lucas Zacarias e João Paulo Vicente