Projeto Caminhos da Gestão Participativa é realizado em João Pessoa e Mamanguape nesta segunda-feira

publicado: 28/01/2018 23h00, última modificação: 06/06/2019 09h41
see-projetos-caminho-da-gestao-participativa_foto-delmer-rodrigues-41.jpg
diretor-elton_foto-delmer-rodrigues1.jpg
coronel-caludemir-rodrigues_foto-delmer-rodrigues1.jpg
see-projetos-caminho-da-gestao-participativa_foto-delmer-rodrigues-3.jpg
see-projetos-caminho-da-gestao-participativa_foto-delmer-rodrigues-61.jpg

Gestores escolares da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE) participaram, na manhã desta segunda-feira (29), do projeto Caminhos da Gestão Participativa, no Centro de Formação de Educadores em João Pessoa. O projeto, que está na sua oitava edição, é realizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) e contou com a participação da assessoria do gabinete da Secretaria Executiva de Gestão Pedagógica, representando a secretária Roziane Marinho, da gerente da 1ª GRE, Wleika Aragão, e gerentes executivos da SEE. À tarde, é a vez do encontro com os diretores das escolas da 14ª GRE, em Mamanguape.

Na ocasião, houve a entrega de um troféu à diretora da Escola Estadual Francisco Campos, Maria José Figueiredo, selecionada em primeiro lugar na 1ª Regional de Educação, no prêmio Gestão Escolar/2017, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). A entrega do troféu ocorrerá nas 14 GREs durante a realização do Projeto, que percorrerá ainda as gerências de Itabaiana, Guarabira, Patos, Itaporanga, Pombal, Catolé do Rocha, Sousa, Cajazeiras, Cuité e Monteiro.

O Caminhos da Gestão Participativa tem o objetivo de subsidiar os gestores nas áreas pedagógica e administrativa, visando o planejamento anual das atividades nas unidades de ensino, com a apresentação de resultados pela SEE e avaliação de demandas dos gestores, que serão diagnosticadas durante o evento. O projeto teve início na quinta-feira (25), em Campina Grande, com as escolas da 3ª GRE.

Para o diretor da Escola Mestre Sivuca, localizada em Mangabeira, na Capital, coronel Claudemir Rodrigues, o projeto é “uma luz viva para melhorar a qualidade de ensino, bem como para a administração da escola. Esse momento nos leva a refletir sobre o momento atual, enriquecendo nossas ações e repassando para os alunos. Trata-se de uma iniciativa valiosa porque possibilita a discussão temática do cotidiano da escola, trazendo o resultado do trabalho realizado pela gestão, com a participação da comunidade escolar. Esse resultado reflete no modelo da Educação do Estado implantado pelo Governo Ricardo Coutinho”, ressaltou.

O diretor da Escola Cidadã Integral Técnica de João Pessoa, Elton Fernandes de Paula, disse que “o projeto Caminhos da Gestão Participativa possibilita aos gestores fazer um comparativo ao longo dos anos, desde que foi iniciado, os índices alcançados pela escola e pela gestão, visando modificar a condução da parte pedagógica, para que os alunos tenham um aprendizado com qualidade”. Segundo ele, a iniciativa serve como elemento norteador para a gestão planejar as ações na escola e com os professores buscar as soluções imediatas para que os alunos consigam o aprendizado com mais rapidez e qualidade.

Uma das ações do projeto é encaminhar aos gestores orientações pedagógicas relacionadas à primeira semana de Planejamento Pedagógico em 2018. Neste sentido, foram enviadas às GREs a versão atualizada das Diretrizes Operacionais 2018 e folder com a indicação das temáticas a serem trabalhadas.

O programa Caminhos da Gestão Participativa tem como objetivo fortalecer as relações institucionais entre a SEE, as GREs e as escolas por meio da integração dos serviços e divulgação de Programas, Projetos e Ações, com foco na eficiência das atividades pedagógicas.