Projeto Acesso Cidadão recebe equipamentos que auxiliarão atividades na praia

projeto-acesso-cidadao-recebe-equipamentos-aquaticos-3.jpg
projeto-acesso-cidadao-recebe-equipamentos-aquaticos-5.jpg
projeto-acesso-cidadao-recebe-equipamentos-aquaticos-7.jpg

A Fundação Casa de José Américo, por meio de parceria, recebeu da Defensoria Pública do Estado da Paraíba, na manhã desta terça-feira (11), a doação de equipamentos especiais, que beneficiarão o Projeto Acesso Cidadão ao Lazer, Esporte, Arte e Cultura nas atividades na praia. O termo de doação foi assinado pelo presidente da FCJA, Damião Ramos Cavalcanti, a defensora pública geral do Estado da Paraíba, Maria Madalena Abrantes Silva, e o coordenador técnico do projeto, Genilson Machado.

Os equipamentos recebidos para auxiliar no funcionamento do Projeto são piscinas, bolas, caiaque, cadeiras e esteiras que permitem a ida dos usuários até o mar. Numa solenidade bem prestigiada por diretores e funcionários da FCJA e Defensoria Pública, além de usuários, o presidente da FCJA, Damião Cavalcanti agradeceu a doação e enalteceu o gesto e atitudes em contribuir para um projeto com tamanha missão social e de cidadania.

A defensora pública Madalena Abrantes destacou que, com esta parceria, “nós damos um passo importante para diminuir as desigualdades sociais, contribuindo para a plenitude dos direitos de cidadania, conforme missão da instituição”. O coordenador técnico do projeto, Genilson Machado, enfatizou que o recebimento dos equipamentos significa mais liberdade de ação. “A esteira quebra as barreiras arquitetônicas e permite mais acessibilidade”, observou.

O projeto “Acesso Cidadão” foi idealizado pela Fundação Casa de José Américo, contando com parceria da Prefeitura Municipal, Funad e AC Social. O objetivo principal é promover a inclusão social e permitir a acessibilidade às pessoas com deficiências ou mobilidades reduzidas às atividades simultâneas de esporte, cultura e lazer na praia. Todos os sábados pela manhã, em frente à Fundação Casa de José Américo, usuários se encontram para um momento de lazer, que inclui atividades de esporte e cultura, contemplando uma média de 60 pessoas que participam das atividades.

Mostra - A Exposição de Arte Inclusiva, aberta nesta terça-feira, no Salão Nobre da FCJA, prossegue à disposição de visitação pública. Os trabalhos artísticos são fruto de uma oficina com crianças e adolescentes, com deficiência física e mental.