Notícias

Projeto ‘Escritas nas Estrelas’ homenageia mulheres da literatura paraibana

publicado: 22/03/2024 09h23, última modificação: 22/03/2024 09h23

A Fundação Casa de José Américo (FCJA) realiza, na próxima terça-feira (26), o projeto ‘Escritas nas Estrelas – Mulheres na Literatura da Paraíba’. Com exposições e apresentação artística da cantora paraibana Renata Arruda, o evento ocorre das 8h30 às 13h, no hall da FCJA, localizado na orla do Cabo Branco, em João Pessoa. A programação integra as atividades do Mês da Mulher.

O ‘Escritas nas Estrelas’ é o resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido pela psicóloga clínica Ana Coutinho, professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pesquisadora voluntária da Fundação Casa de José Américo. “O projeto tem como objetivos sistematizar, divulgar e dar visibilidade aos nomes de escritoras paraibanas do passado e da contemporaneidade, que já publicaram diferentes gêneros literários, romance, conto, poema, crônica, teatro, memórias, traduções, adaptações, entre outras formas artísticas”, explica a pesquisadora.

Além de uma exposição com as imagens e os perfis de 14 mulheres da literatura paraibana (sete delas já falecidas) no hall da FCJA, a divulgação das escritoras também ocorrerá nas redes sociais e como conteúdo de um site a ser criado. “Tanto o site quanto um perfil no Instagram serão sempre atualizados e alimentados”, adianta Ana Coutinho.

Para a pesquisadora, é relevante trazer ao público contemporâneo nomes de algumas mulheres que, no passado, participaram ativamente da cena literária paraibana, “mas que ainda continuam silenciadas”. Nessa primeira exposição, as sete mulheres do passado retratadas são Analice Caldas (educadora, jornalista e escritora), Dôra Limeira (professora e escritora), Eudésia Vieira (professora, jornalista, poetisa e médica), Lylia Guedes (advogada, poetisa e educadora), Maria Ignez Mariz (pedagoga e escritora), Maria José Limeira (jornalista e escritora) e Olivina Olívia (professora, poetisa e escritora).

Já as mulheres contemporâneas da exposição são Ana Adelaide (professora, cronista e escritora), Ana Lia Almeida (professora e advogada), Maria Brasil (poeta e escritora), Neide Medeiros Santos (professora, crítica literária e escritora), Sandra Raquew Azevêdo (jornalista, professora, escritora e cronista), Valéria Rezende (escritora) e Vitória Lima (professora, poeta e cronista).

No evento da terça-feira, além das 14 escritoras, Anna Alice de Almeida, esposa de José Américo de Almeida, também será homenageada. “Todas essas mulheres continuam nos inspirando a preservar e divulgarmos a cultura local, colaborando na construção de um mundo mais solidário, nutrindo a esperança de darmos continuidade aos desafios e aos projetos literários que funcionam como afirmação da vida”, ressalta Ana Coutinho.