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Projeto ‘Aprendiz de poeta, rimas do meu lugar’ transforma relação de alunos com a literatura
Os alunos do 6º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Iracema Marques de Lima, em Princesa Isabel, participaram ao longo do ano do projeto ‘Aprendiz de poeta, rimas do meu lugar’, que incentiva a leitura por meio da poesia e instiga a criação de poemas. O projeto foi desenvolvido pela professora de língua portuguesa Rosilene Leonardo com o objetivo de contribuir com o ensino do gênero poesia estimulando a criatividade dos alunos, o pensamento poético, crítico, observador e original com ações diferentes da rotina escolar.
O projeto foi desenvolvido durante o ano letivo de 2018 e teve apoio do poeta nordestino Bráulio Bessa, que potencializou as oportunidades de transformação da realidade das crianças e adolescentes em poesia. A ação iniciou no mês de março e ofereceu o estudo das características dos poemas por meio da música, dança, teatro e leitura do gênero.
Para a produção dos poemas, os alunos foram às ruas conversar com a comunidade, interagir com os familiares, descobrindo a realidade para se sensibilizarem na escrita. Além disso, eles também visitaram o hospital da cidade e assim desenvolveram as atividades, dentre elas, produziram poemas, canção em homenagem ao dia das mães, recreio divertido recitando um cordel sobre a seca do sertão do autor Assis Coimbra, estudo biográfico do poeta Patativa do Assaré.
O projeto envolveu 33 alunos e trouxe como resultados produção de poemas, apresentação das atividades por meio de dança cultural, peça com fantoches e exposição em desfile cívico. Os estudantes gravaram poemas em estúdio com o intuito de ouvirem em outros momentos e utilizá-los para fim pedagógico. A culminância de todos os trabalhos aconteceu no mês de outubro junto aos pais dos discentes com a apresentação do poema de autoria de dois alunos da escola.
Segundo a professora Rosilene, a ideia surgiu pela percepção frente a um trabalho de produção de poemas. “Sou poetisa e tento instigar nos alunos a criatividade e subjetividade nesse gênero. Também percebo uma necessidade em produção. Há uma lacuna nesse eixo e por isso resolvi focar o trabalho nesse sentido”, comentou.
Para ela, a ação culminou numa estreita relação de respeito por parte dos pais para com a escola. Em seus depoimentos expressaram-se emocionados sobre a importância de filhos valorizarem suas próprias histórias e apresentá-las em poema. Já os alunos ficaram motivados e inspirados nas produções.
“Acredito que esse projeto resgatou valores muitas vezes esquecidos. Histórias de vida que podem ser revividas através da busca por essas memórias e traduzidas em poema. Com o projeto pude trabalhar o conteúdo estipulado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Projeto político Pedagógico (PPP) da escola. Creio que a escola precisa somar à comunidade a qual pertence, mais do que isso, precisa compreendê-la para enxergar a si própria nesse contexto histórico, uma vez que ela é produto e recebe influência imediata do seu meio”, ressaltou a professora.
O trabalho também foi baseado na metodologia da olimpíada de língua portuguesa com o intuito de valorizar a cultura nordestina, paisagens e histórias.