Programação especial marca Dia Nacional de Luta da pessoa com Deficiência

publicado: 16/09/2024 11h24, última modificação: 16/09/2024 12h03

O Governo da Paraíba, por meio da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), realiza durante todo o mês de setembro as atividades alusivas ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado dia 21.

Entre as ações, está marcada a apresentação do espetáculo Não me Khalo, do grupo de teatro da Funad, que surgiu a partir do desejo de um grupo de alunos/atores que querem compartilhar suas experiências enquanto pessoas com deficiência. A apresentação será nesta quarta-feira (18), às 14h, no Teatro Piollin, no bairro do Roger. O elenco é composto exclusivamente por pessoas com deficiência, atendidas pelo Núcleo de Vivência em Artes, da Funad que busca proporcionar aos envolvidos, uma reflexão sobre a temática da inclusão e do combate ao capacitismo por meio da linguagem teatral.

Nesta quarta (18) e quinta-feira (19) acontecerá outra ação da Funad, desta vez, em Campina Grande. Técnicos da Oficina Ortopédica farão uma visita técnica ao Instituto Professor Joaquim Amorim Neto (Ipesq), para avaliar e confeccionar órteses e outros dispositivos para crianças com microcefalia que são atendidas pela entidade. Recentemente, o Governo do Estado firmou convênio com o Instituto, que é referência no atendimento à criança com microcefalia, para auxiliar e subsidiar pesquisas em andamento, bem como melhorar a qualidade de vida dos usuários.

No sábado, dia 21, às 9h, será reservado para uma ação na Praia do Cabo Branco, em João Pessoa, em parceria com o Projeto Acesso Cidadão. “Unidos pela Inclusão” será o tema do encontro, que visa, através do esporte, possibilitar a acessibilidade de pessoas com deficiência em atividades esportivas e de lazer na praia.

No decorrer da semana, outros eventos acontecerão na Funad. Na segunda, dia 23, pela manhã, haverá um debate sobres as pessoas com deficiência no contexto atual. Dia 24 ocorre o encerramento do curso de profissional de apoio, em parceria com a Alpargatas. Na quarta, dia 25, haverá uma ação de cidadania com alunos da FCM, Defensoria Pública e Casa da Cidadania, no pátio da Instituição e dias 26 e 27, respectivamente, o seminário em alusão ao Dia do Surdo e ação da Cipa.

Segundo Simone Jordão, presidente da Funad, a Instituição não fica restrita apenas às comemorações da semana. “Estamos sempre implementando ações e participando de diversas atividades que ampliem nossa missão, além dos muros da Funad e alcançando todos os paraibanos que necessitam do nosso olhar e nossa intervenção”.