Notícias
Programação especial marca Dia de Conscientização do Autismo na Funad
O dia 2 de abril foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Dia de Conscientização do Autismo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que de cada 59 crianças nascidas, uma é autista. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) presenta como principal marca, as dificuldades de interação social e comunicação, associadas às desordens sensoriais, podendo acarretar comportamentos repetitivos e interesses restritos que afetam as etapas iniciais do desenvolvimento humano e aquisição de habilidades.
A Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) é referência na Paraíba no atendimento à pessoa com autismo. Hoje, mais de 400 usuários contam com os serviços e, no dia 1º de abril, a fundação vai realizar um evento que marca o início das atividades. A ideia é despertar um olhar mais atencioso em torno do transtorno, o processo de reabilitação e como a sociedade pode conviver com a pessoa com autismo, visando a inclusão dela.
A programação começa com um recurso diferente: o mundo do circo vai se instalar no pátio externo e no ginásio da instituição. A trupe vai apresentar espetáculos de malabarismo, equilibrismo, contorcionismo, acrobacia e palhaços. Segundo Ericka Gonçalves, coordenadora do Serviço Especializado em Reabilitação do Autismo (SERI) da Funad, o circo e suas atividades são instrumentos importantes no processo de reabilitação do autista, porque promovem todos os estímulos sensoriais, desde a expressão corporal, circuito, interação e comunicação, usando a magia, as cores, as luzes e os movimentos dessa arte em benefício do tratamento.
Uma perspectiva diferente que atrai a pessoa com autismo, por ser lúdica e assim uma aliada nesse processo de desordem sensorial tão comum nesse transtorno. Outra atividade nesse dia será a equoterapia, realizada em parceria com a Polícia Militar.
Outro momento da semana do autismo da Funad acontece dia 3 de abril, no auditório Jimmy Queiroga. Durante toda a manhã, as atenções serão voltadas para a parte científica, com o Seminário Tecnologia Assistiva com as Intervenção com a Pessoa com TEA. A programação será encerrada dia 5, com o Cine Debate, abordando a temática da pessoa com autismo, pela manhã e tarde, no auditório Antônio Paulino, da Funad.