Notícias
Programação especial marca aniversários do jornal e da livraria A União
O 2 de fevereiro é um marco para o jornal A União e para a Livraria A União – poeta Juca Pontes, ambos comemoram aniversário no mesmo dia, apesar de as idades serem distintas: o jornal festeja 131 anos e a Livraria seu primeiro ano de criação. Para marcar a data, a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), da qual os dois fazem parte, preparou uma programação especial para o mês de fevereiro que conta com lançamentos de livros, debates, promoções, sorteios e homenagens.
As comemorações vão ocorrer na sede da Livraria, que fica no térreo do Espaço Cultural José Lins do Rego, no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa. Durante todo o mês, quem adquirir livros com o selo da Editora A União poderá sortear descontos de 15% a 25% e concorrer aos brindes no caso de publicações de outras editoras. Na compra de qualquer item da livraria, o cliente também poderá concorrer a 15 assinaturas do jornal A União, com duração de três meses, cujo sorteio acontecerá no dia 16 de fevereiro, quando será realizado evento comemorativo.
Ele vai ter como programação principal o lançamento das memórias do jornal, projeto de entrevistas audiovisuais editado em formato de livro no qual se resgatou, semanalmente, uma parte da história da imprensa paraibana, por meio das narrativas de quem já passou pelas cadeiras de A União, entre jornalistas, editores e gráficos.
Além do lançamento, será realizada no dia 28 uma mesa redonda sobre o cenário editorial brasileiro e seus desafios. No perfil da Livraria no Instagram (@livrariaauniao) serão publicadas, ao longo do mês, homenagens de escritores, intelectuais, artistas, clientes e parceiros.
História - Fundado em 1893 pelo então presidente da província, Álvaro Machado, o jornal A União nasceu como veículo do Partido Republicano do Estado da Paraíba, e teve como primeiro diretor o industrial e jornalista Tito Silva. A princípio, a proposta do impresso era ser uma ferramenta de conciliação entre as diversas lideranças políticas, no contexto pós-proclamação da República, no entanto, ao longo das décadas, se tornou um espaço importante de divulgação de fatos e ideias, de registro e discussão de eventos históricos, a exemplo da Revolução de 1930, na qual se envolveu ativamente; além de ter um acervo importante de documentos oficiais da história da Paraíba e patrimônio cultural da sociedade.
A Livraria A União foi inaugurada em 2023 e disponibiliza em seu acervo publicações de autores paraibanos, inclusive as realizadas pela Editora A União e produzidas na gráfica da EPC, e obras nacionais e internacionais de diversos gêneros. O local também se tornou um ponto de encontro para lançamento de livros e realização de rodas de conversas sobre o universo literário, reunindo um público diverso. Neste primeiro ano, foram realizados 28 lançamentos e vendidos mais de dois mil exemplares.
Renovação - A presidente da EPC, Naná Garcez, lembra que a livraria foi aberta como parte das comemorações dos 130 anos de A União, dentro da tradição do jornal, e nasceu ligada às demandas da Editora A União.
“Ao longo dos últimos anos, a Editora foi fortalecida com uma estrutura profissional e a sua produção cresceu. E como todos os escritores querem primeiro publicar o livro, e depois comercializá-lo para que ele circule e conquiste leitores, nós evoluímos para mais essa etapa criando a Livraria. Fizemos uma parceria com a Funesc, que foi iniciada com Walter Galvão, mantida por Pedro Santos e assegurada por Bia Cagliani. Agora, estamos muito felizes comemorando um ano da livraria, que se transformou em ponto de encontro, e celebrando os 131 anos do jornal A União cuja continuidade da circulação é uma manutenção da história da Paraíba. Ele não só foi o registro físico dos fatos históricos ocorridos nos últimos 130 nos, como também, em determinados momentos, se tornou um participante dos fatos históricos. Então, ter A União circulando diariamente no cotidiano do paraibano é motivo de muita alegria para o jornalista profissional, qualquer um de nós, e mais ainda, para quem trabalha nele”.
Para o diretor de mídia impressa da EPC, William Costa, quando se trata do jornal A União, duas coisas impressionam: “primeiro é a longevidade desta folha, uma das mais antigas do Brasil e da América Latina. Segundo é a sua capacidade de se renovar sempre, gráfica e editorialmente, para atender às exigências dos novos tempos, seja do ponto de vista da comunidade da leitura, seja do ponto de vista da informação. A cada ano, A União cumpre melhor o papel de dar conta da diversidade, deita um olhar muito amplo sobre a vida cotidiana e repassa essas impressões em forma de notícias, de análises para os seus leitores”.
Sobre a Livraria, o diretor comentou que, em um curto espaço de tempo, consolidou-se como um novo ponto de cultura da Paraíba. “Significa dizer que a Livraria União não se resume apenas à comercialização de obras, mas à promoção do debate, à participação na vida cultural do estado. Convido as pessoas, nesse primeiro aniversário, a conhecer o acervo e participar dos eventos. E que sejam todos bem-vindos a esse espaço, porque livros não existem sem pessoas”.